Correio dos Campos

Programa de saúde bucal nas escolas atende mais de dois mil alunos

Com o dentista dentro da escola as crianças recebem, além do tratamento, bochecho com flúor, escovação supervisionada e ações educativas
3 de abril de 2019 às 17:17
Alunos durante o bochecho fluorado realizado nas escolas municipais. (Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Cerca de dois mil alunos têm atendimento odontológico diretamente nas escolas do município. Isso graças ao programa de saúde bucal implantado em Tibagi e que há mais de 30 anos vem cuidando das crianças que passam pelas escolas da rede municipal.

Recentemente a Prefeitura adquiriu novas cadeiras e mais alguns equipamentos para modernizar os consultórios. O programa é completo e oferece, além do tratamento odontológico, bochecho fluorado e também escovação supervisionada com técnicos e dentistas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, a continuidade do programa é importante porque as ações feitas na rede municipal refletem diretamente na saúde dos pequenos. “Trabalhamos para que as crianças, além de saúde, possam sorrir com dentes bem cuidados. Além de prevenir doenças cardíacas, gastrintestinais, psicológicas, problemas de fala e nutricionais. Estamos cuidando para que eles sejam adultos saudáveis”, ressalta o secretário.

As escolas da sede contam com o atendimento de um dentista dentro da própria instituição, três vezes por semana. De acordo com a odontóloga Ana Cristina Trezzi, é feito um arquivo descritivo dos procedimentos realizados nas crianças e os pais podem ter todas as informações sobre a saúde bucal de seu filho.

No início do ano letivo todos os alunos são examinados e aqueles que precisam de algum tratamento são encaminhados para a direção para que os pais autorizem os procedimentos, como explica a técnica em higiene bucal e coordenadora do programa, Poliana Hencks Roberto. “Todo ano é entregue para os pais a autorização para permitir o atendimento. Se a criança tiver dor e o pai não assinou a autorização, ele pode ir até a direção da escola e pedir o atendimento, que o aluno será atendido”, esclarece.

O dentista na escola atende também estudantes com dores no dente ou outras situações emergenciais.

Nos distritos,os profissionais da Prefeitura vão até as escolas dar orientações e fazer o bochecho e escovação supervisionada, mas o atendimento é feito nas unidades de saúde.

Confira o cronograma de atendimento por escola

Escola Municipal Telêmaco Borba: De segunda-feira à quarta-feira, o dia todo;

Escola Municipal Ida Viana: Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, o dia todo;

Escola Municipal Professor Aroldo: Terça-feira e quinta-feira, o dia todo e sexta-feira pela manhã;