Correio dos Campos

Secretaria de Saúde orienta foliões sobre cuidados durante o Carnaval

28 de fevereiro de 2019 às 17:36
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Durante os cinco dias de Carnaval a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com uma barraquinha na Praça do Carnaval dando dicas para curtir o a festa segurança e saúde. Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, junto com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “O carnaval é uma grande festa, saudável, familiar, mas precisamos tomar algumas medidas. A secretaria faz conscientização o ano todo, mas nestes períodos de festa, intensificamos a abordagem a população. Recomendamos cuidados, principalmente em relação ao álcool e direção. Então vamos prevenir para que não aconteça. Vamos curtir o carnaval com saúde e segurança e responsabilidade, embelezando essa maravilhosa festa”, relatou o secretário da pasta, Wilson Silva.

Algumas das orientações da SMS para os foliões é que mantenham-se hidratados, tomem bastante água, suco de frutas ou água de coco. Tenham uma alimentação leve e com pouca gordura. Ficar atento ao ingerir bebidas alcoólicas, e se beber não dirija. Como parte da campanha “Pare, pense e use camisinha”, do Ministério da Saúde, a barraca da SMS distribuirá preservativos masculinos e femininos e reforçará a importância do sexo seguro.

Antes do início da festa momesca, funcionárias da SMS foram até os hotéis e pousadas e distribuíram preservativos.

A campanha

“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada nessa sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.

Esse ano, o Ministério da Saúde distribuiu 130 milhões de preservativos masculinos aos estados, 22% a mais que o quantitativo enviado em 2018 (106 milhões). Além disso, foram entregues também 9,9 milhões de sachês de gel lubrificante para todos os estados. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.