Correio dos Campos

Prefeitura apresenta campanha institucional que marca volta da coleta seletiva

25 de outubro de 2018 às 22:11
(João Pedro Agostinho)

IMPRENSA/Tibagi – A Prefeitura Municipal lançou, na noite desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), a campanha institucional da volta da Coleta Seletiva no município, realizada pela assessoria de comunicação da Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

A ação apresentou o mascote Super Recicla, o jingle “A coleta vem aí”, o vídeo institucional, peças gráficas e de áudio produzidas para redes sociais. A campanha, que tem o mote “Seja Super você também”, em alusão aos super poderes do mascote, é mais uma ferramenta da Prefeitura para trabalhar a educação ambiental com a população. O vídeo institucional e as peças serão compartilhadas nas mídias sociais da Prefeitura e os spots veiculados em rádios da região. O Super Recicla funcionará como apoio à secretaria para fortalecer as ações de educação ambiental junto à comunidade.

O vídeo teve a participação da aluna da rede municipal, Ana Laura Moura, de 10 anos, e arrancou elogios da plateia. “O vídeo ficou maravilhoso. A Ana fez um trabalho incrível. Tibagi ficará pequena para ela”, disse Francisco Oroski, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e funcionário da Sanepar.

Ana Laura classifica como “maravilhosa” a experiência de ter participado do filme institucional. “Agradeço a todos que fizeram isso ser possível. Foi um prazer imenso, não tem nem como explicar. Foi uma inovação, parece que esse sonho se realizou, de eu poder fazer uma coisa que eu gosto, ajudar o Brasil, o meio ambiente, nossa cidade, fazer com que ela cresça e se torne exemplo para todas as pessoas desse mundo”, disse emocionada.

O prefeito Rildo Leonardi ficou entusiasmado com o vídeo e com as peças institucionais para a divulgação do serviço. “Estão todos de parabéns. Para mim, enquanto prefeito de Tibagi, é um momento muito feliz. De ver a transformação que nós estamos fazendo no programa de reciclagem, com o apoio dos catadores, dos secretários e a parceria com várias instituições, em prol do mesmo trabalho e do mesmo pensamento, que é reciclar o máximo possível do nosso lixo. Com essa divulgação completa, conseguiremos ampliar ainda mais o alcance dos nossos objetivos”, afirmou o Rildo.

A gerente da Sema, Leri Ribeiro, aponta que o trabalho é fruto de muitas parcerias e que os resultados já estão aparecendo. “Me sinto super honrada, super feliz, por essa conquista de um ano e oito meses. Nós trabalhamos muito e começamos a colher os frutos com o vídeo, com o informativo, principalmente com o Super Recicla e o jingle, que é pra incentivar a Coleta Seletiva. Parabenizo os munícipes pela importância, pela separação. Ficamos muito felizes por estarmos ajudando os catadores e catadoras de nosso município”, pontuou Ribeiro.

Para a vice-prefeita Helynez Santos Ribas, os investimentos do município com a Coleta Seletiva trarão benefícios para todos. “Agradeço aos participantes, aos parceiros que ajudaram Tibagi a chegar nesse nível de desenvolvimento na questão de reciclagem e se, Deus quiser, iremos continuar o nosso trabalho progredindo cada vez mais nesse quesito. Porque quanto mais recicla, todo o município acaba ganhando na limpeza, na preservação do meio ambiente”, frisou a vice-prefeita.

A secretária de Educação, Ana Elis Gomes, destaca que a parceria com a Sema agrada professores e alunos e vem pra somar. “A gente fica bastante feliz com essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Ver o Super Recicla, criado por uma criança do ensino fundamental, ganhar vida e fazer sucesso com as crianças é gratificante e a prova de que estamos colhendo frutos dessa parceria”, disse Gomes.

O gerente regional da Sanepar, Edson Micheloski, elogiou o fato da campanha trabalhar, ainda que indiretamente, a preservação dos rios e do planeta como um todo. “É de extrema importância para todo o nosso planeta essa questão ambiental. Esse lançamento hoje, dessa campanha de conscientização, através do vídeo institucional, bem como do mascote, vem ajudar a população a entender sua responsabilidade. É difícil trabalhar, mas quando divulga e envolve as pessoas, elas passam a pensar no bem estar da população através da preservação do meio ambiente “, falou.

O evento ainda contou com a presença de associados e da presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), Maria Nair Lemes, do engenheiro ambiental da Klabin, Guilherme Coraiola, da analista de sustentabilidade, Mila Christy, de Alexandre Piló, representando a Usina Tibagi Montante, Júnior Castro, da Soma Engenharia, do vereador Eliseu Cortez, representando a Câmara Municipal, do secretário municipal de Finanças, Erli Prestes, da secretária municipal da Criança e Assistência Social, Rosalina Moura e Silva, de Nery Assunção, diretor do Museu do Garimpo e demais pessoas da comunidade.

Projeto

A Coleta Seletiva retorna após seis anos sem o serviço no município. Este ano tudo começou com o projeto piloto nos arredores da Escola Professora Aroldo, através de uma parceria da Sema com as indústrias Klabin. No mês de outubro o a coleta seletiva expandiu por toda a sede e nas próximas semanas terá início no interior.

Concursos

A Escola Municipal São Bento foi quem levou os prêmios dos concursos que escolheram o mascote da Coleta Seletiva e o jingle, lançado pela Sema em parceria com a Semec e Acamarti.

Batizado de Super Recicla, o mascote é uma garrafa pet com super poderes, um cinto de utilidades com os símbolos dos materiais recicláveis e um uniforme com as cores padrão da reciclagem – amarelo (metais), verde (vidro), vermelho (plástico) e azul (metal) – pretende ser um ícone para a população.

Na ocasião da escolha do mascote, em junho deste ano, também aconteceu a seleção do jingle, que será divulgado nos dias de coleta. Alunos do quarto ano da Escola Municipal São Bento foram os vencedores da categoria com a música “A coleta vem aí”, paródia da marchinha “A Bruxa Vem Aí”.