Correio dos Campos

Devoção – Festa da Santinha acontece nesta quinta-feira (26) em Tibagi

25 de julho de 2018 às 18:58

IMPRENSA/Tibagi – A comunidade de Campina Alta, a 30 km de Tibagi, recebe nesta quinta-feira (26) a 118ª edição da tradicional festa de Santa Pastorina, carinhosamente chamada de Santinha pela população.

A festa é organizada pela Prefeitura Municipal, que vai ficar responsável por toda a infraestrutura e logística da festa, como equipes de limpeza, segurança, atendimento emergencial e transporte para os romeiros. Haverá ônibus disponível com saída em frente à Igreja Matriz, na sede às 08h30 e em frente a Igreja de Caetano Mendes, no mesmo horário.

O evento terá início já pela manhã e contará com barracas diversas, praça de alimentação, churrascada e parque de diversões infláveis para os visitantes. Os fiéis, também poderão prestigiar a Santa Missa, às 10h. Durante todo o dia haverá visitação a gruta, onde há uma imagem da santa, e também a reza do terço na capela.

A Secretaria de Turismo (Setur) estará presente no evento com uma barraca apresentando as belezas naturais e opções turísticas de Tibagi para os romeiros.

A devoção começou no ano de 1900, quando Maria Rubina Ferreira veio de Castro para a Campina Alta e ela todos os anos no mês de julho, promovia em sua casa uma reza em louvor à santa atraindo moradores vizinhos.

A comunidade de Campina Alta fica a 30 quilômetros de distância da sede do município e o acesso é por estrada de terra com placas indicativas ao longo do caminho. Outra rota alternativa para a festa é partindo do distrito de Caetano Mendes, após 18 quilômetros, pela BR-376.