Correio dos Campos

Saúde oferece tratamento gratuito para fumantes

30 de maio de 2018 às 18:58
Foto: João Pedro Agostinho.

IMPRENSA/Tibagi – Dia 31 de junho é o dia Mundial Sem Tabaco, data que marca o combate ao tabagismo. Em Tibagi, a Secretaria de Saúde, realiza tratamento gratuito para fumantes no Ambulatório de Tratamento do Tabagismo, que em dois anos já atendeu 111 pacientes e no mês junho inicia um novo grupo.

A Dra Ana Paula Berke, responsável pelo Ambulatório, conta que o atendimento é feito de forma individual e em grupo, e já no primeiro mês 33% dos pacientes conseguem parar de fumar. “Primeiramente o interessado deve realizar sua inscrição e ela entra na fila de espera, quando iniciado um novo grupo o paciente recebe acompanhamento individuai e em grupo”, disse.

Os atendimentos no primeiro mês de tratamento são semanais, no segundo mês quinzenais e a partir do terceiro mês são mensais até completar um ano. Os pacientes, além da medicação fornecida pelo Estado também tem acompanhamento com nutricionista.

Interessados devem fazer sua inscrição na Estratégia Saúde da Família (ESF) da 18 de Março com Ana Claúdia ou Liz Daiane. O atendimento do ambulatório ocorre às quintas-feiras à tarde, no Centro Social Melhor Idade (Av. Manoel das Dores, ao lado da Defesa Civil).

Dia Mundial Sem Tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo, mas muitas pessoas que fumam têm dificuldade em abandonar o vício. O fumante corre o risco de ter uma ou mais das 56 doenças causadas pelo tabaco.