Correio dos Campos

Caminhada contra a violência e o abuso infantil reúne 300 pessoas

18 de maio de 2018 às 17:08

IMPRENSA/Tibagi – Cerca de 300 pessoas foram às ruas nesta sexta-feira (18) para lembrar 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Secretaria da Criança e Assistência Social (SMCAS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tibagi (CMDCA) com o objetivo de sensibilizar a comunidade em relação ao tema.

Participaram da caminhada a equipe da SMCAS, as escolas da rede municipal e estadual, APAE, Associação Tibagiana de Canoagem (Atica), Lar de Nazaré, Grupo de Escoteiros Machadinho, Conselho Tutelar e a Casa das Artes. A passeata saiu de frente à Prefeitura Municipal e percorreu as ruas Herbert Mercer, Almeida Taques e Guataçara Borba Carneiro.

O presidente do CMDCA, Noel Rodrigues de Almeida, destaca que o objetivo principal da campanha é estimular a denúncia. “Fortalecer o papel da denúncia é muito importe, mesmo que seja só uma suspeita. É melhor fazer a investigação de uma suspeita do que deixar o caso passar. A maioria dos casos não são denunciados e nem existem vestígios pois o abusador é sedutor e ameaça as crianças”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Telêmaco Borba, Regiane Martins, o assunto foi abordado em sala de aula com os alunos dos 4° e 5° anos. “Realizamos uma conscientização com os alunos, alertando e ensinando a forma correta para denunciar. Após isso eles produziram textos que mostraram o que entenderam”, falou.

A presidente do Conselho Tutelar de Tibagi, Rosangela Barros, destacou que os pais devem ficar atentos com seus filhos e realizar a denúncia. “É importante falar sempre sobre esse tema, não só hoje. É um problema que acontece aqui e em todo Brasil. Se os pais notarem algum comportamento diferente no seu filho, denuncie”, afirmou.

Para reforçar ainda mais o debate sobre o assunto, a SMCAS e o CMDCA trazem a peça teatral “O Não da Questão” produzida pela Casa das Artes com sessões nesta sexta-feira (18), às 20h, no Teatro Tia Inália e dia 24 no mesmo horário e local, com censura de 13 anos e entrada gratuita. No dia 25 será a vez de alunos das escolas municipais irem ao teatro. A peça “Mariazinha Flor em o Não da Questão”, será encenada de manhã e a tarde no Teatro Tia Inália.

Casos de qualquer tipo de violência ou abuso podem ser denunciados através do disque 100, do Conselho Tutelar, pelo telefone 3916-2201, do Disque Denúncia Estadual, 181, e também diretamente ao Ministério Público.