Correio dos Campos

Museu do Garimpo abre exposição de xilogravuras

14 de maio de 2018 às 10:44
Foto: Christian Camargo

IMPRENSA/Tibagi – O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior, em comemoração a Semana Nacional dos Museus, abriu na última sexta-feira (11), em sua sala de exposições, a exposição “Gravuras em Família: Mãe e Filhas fazendo arte” das artistas Celina Fontoura, Daisy Aderne e Isa Aderne.

A exposição contará com xilogravuras, que são gravuras feitas em madeira, e gravuras em metal que totalizam 34 obras. Entre as obras de Daisy Aderne, de 81 anos, destacam-se as obras da Nhá Xica Balaieira e Nhô Peixe personagens tibagianos marcantes que estão presentes na primeira exposição que a artista realiza no município.

A exposição também conta com obras premiadas no Salão Paranaense em Curitiba, além de obras de Isa Aderne que, além de premiadas, foram reconhecidas e homenageadas por Carlos Drummond de Andrade e pelo papa João Paulo II em uma de suas visitas ao Brasil, quando ele visitou o Brasil e o quadro “O Sofrimento de Cristo” foi colocado no quarto de seu hotel.

A exposição faz parte da Semana Nacional dos Museus, movimento que reúne 1130 museus pelo país e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2018 o tema da Semana tem como tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.