Correio dos Campos

Tibagi sedia evento de Canoagem e atletas do município conquistam doze medalhas

8 de maio de 2018 às 15:31
Fotos: Christian Camargo.

IMPRENSA/Tibagi – No último final de semana Tibagi sediou o 1° Open Internacional Tibagi 2018 e a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e Caiaque Extremo. O evento aconteceu no Rio Tibagi, dentro do Parque Linear Reinhard Maack e reuniu 65 atletas de vários estados do Brasil. Durante o evento os atletas tibagianos brilharam e conquistaram doze medalhas.

Estiveram em Tibagi atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Paraná, com a participação de oito atletas tibagianos. Alguns desses atletas,  no final do mês, disputarão o mundial de canoagem e descida na Suíça, representando o Brasil.

Na sexta-feira (4) aconteceu a abertura do evento, que contou com desfile das delegações e também a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal. Durante a abertura o Prefeito Rildo Leonardi destacou a importância do Rio Tibagi para a prática da canoagem. “Estamos muito felizes em receber esse evento em Tibagi. Queremos realizar  mais eventos nesse Rio Tibagi, que além de suas belezas naturais também é uma excelente pista natural para a prática do esporte. De Tibagi saíram Teco e Renan que hoje são inspirações para esses jovens que competirão e já despontam trazendo importantes conquistas para Tibagi”, disse.

Também estiveram presentes na abertura a vice-prefeita Helynez Santos Ribas, o presidente da câmara Eduardo Torres, e os vereadores Eliseu Cortez, Cila Pavesi e Enio Antunes. A vice-prefeita ressaltou o quanto a população de Tibagi é acolhedora. “Tibagi é muita acolhedor e eu tenho certeza que vocês levarão o carinho de Tibagi. Desejo aos atletas tibagianos e todos os visitantes muito sucesso. Desejo ótimas provas. E que levem de Tibagi a saudade para retornar em breve”, falou.

O membro do comitê de canoagem, Adilson Pommerening, falou com emoção das lembranças que têm do Rio Tibagi e do município. “Estive aqui em 1999, minha primeira competição fora do estado de Santa Catarina, naquela semana o Rio estava muito cheio. E voltei em 2005 para o circuito nacional de slalom e com essa etapa me tornei campeão do circuito nacional. São lembranças que levo para o resto da vida”. Ele também destacou que o Rio Tibagi,em nível técnico, é uma ótima pista para receber competições . “O Rio Tibagi é uma pista artificial e natural, ou seja, se for para fazer qualquer evento a nível internacional o Rio Tibagi tem todas as condições para fazer um evento de auto nível técnico”, finalizou.

Durante o sábado o dia foi de competições, música ao vivo e distribuição de passeios de rafting com as operadoras de turismo. Durante todos os dias do evento a Secretaria de Turismo (Setur) esteve com uma barraca para divulgação dos atrativos de Tibagi. Para a gerente da Setur, Kellin Ramos, o evento foi de grande importância para o Turismo em Tibagi. “Para o Turismo esse evento da Canoagem foi de extrema importância. É a chance de colocar Tibagi no roteiro esportivo da canoagem e fomentar ainda mais nossos atrativos. Muitos turistas vieram conhecer nossa cidade e precisamos mostrar a eles o melhor de Tibagi para que tenham vontade de voltar. Foram vários estados presentes e que conheceram um pouco mais das nossas belezas naturais”, comentou.

O domingo foi dia de finais e premiações, também teve show com o grupo Maciel e Cia.  Ficaram em Tibagi doze medalhas ganhas por cinco atletas. Andre de Paula que ficou em 2° lugar no Caiaque Extremo open geral. Ele também garantiu o segundo lugar na categoria duck misto junto com Suelen. Vitor da Silva ficou em 1° lugar nas categorias  Caiaque Extremo Junior, sprint, descenso além do primeiro lugar geral. Henrique Costa ficou em 3° lugar na duck dupla, duck misto, descenso e geral. E na categoria turismo Anderson Moura conquistou o segundo lugar.

Para o prefeito Rildo Leonardi, o evento marca o recomeço dos eventos internacionais do município. “Esse evento vai ficar marcado como recomeço dos eventos internacionais em Tibagi. É bom ver crianças e jovens, em nossa escolinha de canoagem desenvolvendo uma atividade, melhorando o seu currículo escolar e a convivência em suas casas”, falou o prefeito.

O atleta e professor da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica), Andre de Paula, destaca a importância do evento para os alunos da escolinha de canoagem “O evento é uma motivação para todo mundo. Desde os pequenos que já estão ganhando medalhas até o maiores. Tibagi só vai ganhar com isso”, falou.

O evento foi realizado pela Aplauda com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Prefeitura de Tibagi e da Setur e tem o patrocínio das Lojas MM e da Canoe Brasil.