Correio dos Campos

Prevenção – Profissionais da saúde recebem capacitação

26 de abril de 2018 às 14:35

IMPRENSA/Tibagi – Profissionais da saúde receberam um treinamento sobre acidentes com materiais biológicos e perfurocortantes no trabalho, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação foi ministrada por Maria Sueli, coordenadora do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST) da 21° ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, Murilo Zanutto enfermeiro da cidade de Ortigueira e Ana Paula Berke, médica da Secretaria Municipal de Saúde. Os materiais biológicos que os profissionais da saúde estão expostos diariamente são agulhas, seringas, urina, ampolas e secreções.

Para a coordenadora do CEREST, Maria Sueli, o treinamento é importante para estimular o profissional da saúde a notificar o acidente, seja ele leve ou grave. “Será abordada a prevenção de acidentes com material biológico e também estimular os profissionais a realizarem a notificação dos acidentes”, falou.

O secretário de Saúde, Wilson Silva, conta que muitos profissionais, ao sofrerem o acidente, não realizam a devida notificação. “Eles subnotificam e acabam não informando os acidentes oficialmente”, falou. O secretário também frisa a importância do evento para a segurança dos profissionais da área da saúde. “Os profissionais precisam saber o que dizer e como agir após um acidente. O evento é importante para clarear as ações e fornecer os protocolos necessários”, conclui.

Alguns integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti) também participaram do encontro. Segundo a gerente de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a presença deles é importante visto que são expostos diariamente a materiais biológicos, como seringas descartadas de forma inadequada. “A participação no treinamento é importante para que eles se conscientizem do trabalho que desenvolvem usando o EPI fornecido pela Prefeitura e também de como cuidam da sua saúde”, disse.