Correio dos Campos

Educação ambiental – Campanha Tibagi Limpa leva teatro para escolas

16 de abril de 2018 às 17:21
Foto: Christian Camargo

IMPRENSA/Tibagi – Durante essa semana as escolas da rede pública municipal, estadual e particular de Tibagi receberão uma peça de teatro como parte da campanha “Tibagi Limpa! Eu curto, eu cuido”, que tem como objetivo acabar com o acúmulo de entulhos e focos do mosquito da dengue em residências do município. A ação é fruto da uma força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Obras e Urbanização, Transportes e Educação e Cultura. A ação é fruto da uma força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Obras e Urbanização, Transportes e Educação e Cultura.

Nesta segunda, 16, a peça, que tem Joãozinho como personagem principal, passou pelas escolas Professor Aroldo e Ida Viana. A encenação tem como tema central a importância dos cuidados com o meio ambiente, ensinando a separação correta dos lixos recicláveis, orgânicos e rejeitos e o combate ao mosquito da dengue. Também é mostrado o que o descuido e a separação incorreta do lixo podem causar ao meio ambiente.

As apresentações continuam nesta terça-feira (17) na Escola Telêmaco Borba e no Colégio Integração, na quarta-feira (18) é a vez do CMEI Aquarela e do Colégio Leopoldina, na quinta-feira (19) na APAE e no Colégio Irênio e na sexta-feira (20) na Escola São Bento e no Colégio Baldomero. O encerramento das exibições acontece na próxima segunda-feira (23), na Escola David Ferdermann e no Colégio João Francisco.

Antes do início da peça, a gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, faz uma abertura sobre o tema e salienta para os pequenos que a coleta do entulho não é obrigação da Prefeitura e que fazer o descarte na frente das casas após o prazo de passagem do caminhão pode implicar em notificação e até multa.

Educação Ambiental

Previsto na base curricular, a coleta seletiva, reciclagem e combate à dengue são trabalhados freqüentemente nas escolas. A Escola Municipal Ida Viana já conta com vários projetos desenvolvidos com os alunos. Recentemente, com a volta da coleta seletiva em um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Klabin, a escola está colocando lixeiras para cada tipo de resíduo dentro das salas (recicláveis, lixo orgânico e rejeito). O objetivo é dar continuidade na educação ambiental através do exemplo e de atividades cotidianas que envolvam o tema. A coordenadora pedagógica da Escola Ida Viana, Cristiane Veinert, contou que a instituição está fazendo a separação do lixo reciclável e que já conta com sacola de ráfia da coleta seletiva, disponibilizada pelo projeto.

“Conseguimos com a Secretaria de Meio Ambiente uma sacola da coleta seletiva para que o caminhão da coleta passe na escola recolhendo os recicláveis e os alunos vejam que a escola aplica o que ensina a eles. Sabemos que o projeto ainda está em apenas algumas regiões, mas precisamos dar o exemplo para que as crianças estejam familiarizadas com o assunto quando a coleta seletiva chegar a todos os bairros da cidade”, disse. A coleta seletiva acontece todas as quartas-feiras na região atendida pelo projeto piloto, que envolve os bairros em torno da Escola Professor Aroldo. A expectativa é que em maio o serviço seja estendido a todo o município.

A Campanha Tibagi Limpa! Eu curto, eu cuido! continua até final de maio. Esta semana o caminhão da Prefeitura passará pelo bairro Santa Paula e Divina Providência. Nas próximas semanas o trabalho segue em outros bairros da sede e também nos distritos. Confira o calendário de coleta.