Correio dos Campos

Filme resgata 108 anos de história do Carnaval de Tibagi

O documentário foi lançado ontem (13) no Teatro Municipal da cidade.
14 de março de 2018 às 23:38

COM ASSESSORIAS – Foi lançado na última terça-feira (13) o filme “Além da Folia”, que retrata a história do Carnaval de Tibagi. O produto, em formato de documentário, foi gravado durante o carnaval deste ano e reúne depoimentos que resgatam 108 do evento que acontece na cidade. O filme levanta uma discussão quanto ao futuro do carnaval e é uma produção da Passo Longo Coworking em parceria com o Grupo Riso, Guartelá Filmes e Estúdio Lego, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Tibagi e Casa da Cultura.

O evento de lançamento aconteceu no Teatro Municipal de Tibagi e a entrada foi um agasalho, que será destinado a instituição de caridade do município. O filme tem direção de Hallorino Junior e Maurício Pereira e envolveu 10 profissionais na produção.

Hallorino explica que o filme questiona o futuro do carnaval de Tibagi. “A ideia do filme é levantar isso, qual o futuro do Carnaval de Tibagi, um grande patrimônio estadual precisa urgente de uma virada de chave”. Além disso, ele ressalta a importância da história. “O Carnaval é como se fosse um filho da cidade. São 108 anos de história contados em 20 minutos”, complementa.

Maurício afirma que o filme viaja pela história e mostra a folia, cultura e economia do carnaval. “A principal discussão que o filme levanta é o fato de valorizar a questão patrimonial, cultural, social do carnaval. Além disso, existe um conflito dentro do município de algumas pessoas que são contra o carnaval, querem que o carnaval acabe, mude de lugar, então o filme tem justamente essa função. trazer esse questionamento à tona”, explica.

O cineasta também aponta que o documentário é importante para a história da cidade. “É importante resgatar a história do carnaval de tibagi e valorizá-la. Quando a gente conta essa história, como surgiu, quem foram os responsáveis, a gente faz um bem para a sociedade e o filme vira um documento”, completa Maurício. Na sequência, o filme será exibido em escolas do município, antes de ser disponibilizado ao público em geral.