Correio dos Campos

Cooperjovem inicia atividades em escolas municipais

28 de fevereiro de 2018 às 18:26

IMPRENSA/Tibagi – Nesta quarta-feira (28), o Cooperjovem realizou a primeira atividade com professores e direção das escolas municipais. A apresentação realizada no auditório da Secretaria de Educação foi de sensibilização para equipes escolares sobre o projeto.

O Cooperjovem estimula a inserção de uma proposta educacional baseada no cooperativismo. Maria Inês Bento, psicopedagoga que ministrou a reunião de hoje, ressalta a importância do cooperativismo para a educação. “É importante para formar um cidadão de caráter e com criatividade para vida”, disse.

Essa primeira apresentação ocorreu graças a demanda dos próprios professores, que iniciarão esse ano no projeto. Para 2018 também ocorrerá a continuidade dos projetos começados em 2017.

Em 2017 as cinco escolas municipais do município participaram do Cooperjovem e quatro finalizaram com a apresentação do projeto. Entre as escolas participantes está a Escola São Bento, que foi premiada com o projeto “Bora Agir”, voltado a estudantes do 4° ano, com supervisão das professoras Gislaine Kratsch Pena e Franciele Brandt Vieira.

O “Bora Agir” visa integrar cooperativismo e meio ambiente e desta forma conseguiu incluir toda a escola durante suas atividades, como conta, Inês Mari Garcia coordenadora da Escola São Bento. “No início houve resistência das crianças, mas graças a persistência das professoras com a idealização de dinâmicas elas se integraram ao projeto”, pontuou Inês. A escola dará continuidade ao projeto em 2018.

Em 2017 o Cooperjovem teve participação de 40 escolas e mais 2000 alunos dos 4°s e 5°s anos de Tibagi, Carambeí, Teixeira Soares, Imbituva e Ponta Grossa. Todo ano o projeto integra alunos com o cooperativismo através de atividades de aspectos econômicos, sociais, culturais, educacionais e ambientais.