Correio dos Campos

Prefeitura de Tibagi inova e contrata estagiários por processo de seleção

21 de fevereiro de 2018 às 19:30

IMPRENSA/Tibagi – A Prefeitura realizou no último sábado a convocação de 105 estagiários para suprir a demanda das secretarias municipais. Pela primeira vez na história do município o processo foi classificatório e por análise de currículo escolar e freqüência. O prefeito Rildo Leonardi acredita que dessa forma melhora o atendimento à população e dá mais isenção ao processo de contratação. “Pensamos em fazer na forma de uma normativa para justamente mostrar transparência na contratação. Para que não haja especulações. O estagiário vai conseguir a vaga se estiver em dia com as notas e freqüência na escola ou universidade. Acredito que isso seja um grande passo para estabelecermos uma relação de confiança com a comunidade e mostrar que estamos fazendo uma gestão pautada na transparência a na boa aplicação dos recursos públicos”, enfatizou o prefeito.

A classificação saiu no dia 8 de fevereiro com a lista de 200 nomes. Quem não participou da chamada do último sábado (17) foi para a lista de espera. “O candidato que não pode comparecer no dia foi para o final da fila de espera, mas ainda pode ser contratado. Alguns candidatos desistiram e a contratação está sendo feita com base na classificação. Entra sempre o próximo da lista. Os primeiros colocados têm a chance de escolher o local de estágio”, explicou a gerente do Departamento de Recursos Humanos, Lenise Astegher.

A pasta da Educação foi a que mais recebeu estagiários, 72 no total. Saúde terá 13 contratações para suprir as demandas e Turismo cinco. A secretaria de Ação Social receberá quatro estagiários. Meio Ambiente, Finanças, Administração, Indústria e Comércio, Agricultura, Subprefeitura de Caetano Mendes e Assessoria de Comunicação receberam um estagiário cada uma. Esporte e Obras vão contar agora com dois reforços nas secretarias.

Para a estudante do ensino médio, Janaína Gomes, que conseguiu uma vaga no turismo, a forma de contratação foi muito transparente. “Consegui emprego no Turismo, gostei muito da forma como estão proporcionando emprego para as pessoas agora, como eles estão classificando. Achei bom. Vai ser uma experiência muito importante pra mim”, concluiu.

“Faço magistério e gostei desse formato, porque todo mundo está vendo como funciona”, diz a estudante de magistério Leomar, que fará estágio em uma das Salas de Leitura.

Para a estudante Karina, o processo descarta as contratações com viés político. “Gostei muito porque que não valoriza política e sim a gente mesmo, como pessoa, como estudante que está procurando novas oportunidades. Foi a primeira vez que foi dessa forma e achei muito válido”, disse.