Correio dos Campos

Prefeitura pedirá sinalização ao DER para proteger animais silvestres na PR 340

12 de dezembro de 2017 às 17:41

IMPRENSA/Tibagi – Esta semana a Prefeitura recebeu fotos do empresário Enzo Sebastiani, que mostram suçuaranas e lobos-guará mortos no acostamento da PR 340, entre os km 30 e 45, próximo à entrada do Parque Estadual do Guartelá. Cenas chocantes que mostram uma dura realidade, que atinge principalmente animais silvestres e ameaçados de extinção.

Sebastiani pede providências do poder público e sensibilização da população para que cenas como estas não se repitam. “As pessoas precisam se conscientizar, se sensibilizar. Em menos de um mês foram dois lobos-guará, uma suçuarana, um tamanduá bandeira e sem falar nos outros animais menores que também acabam morrendo. É uma situação que está pondo em risco a permanência desses animais em seu habitat natural. Estamos contribuindo para o fim deles”, conclui.

A gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, lamentou o ocorrido e disse que serão solicitadas, imediatamente, placas de sinalização ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para melhorar a visibilidade, especialmente no “corredor ecológico”, próximo ao parque. “Neste momento é o que podemos fazer. Já enviamos o pedido e espero que possamos melhorar a sinalização o mais rápido possível. Mas, pedimos que os motoristas também contribuam, fiquem mais atentos e diminuam a velocidade nesses trechos. Só desta forma conseguiremos preservar esses animais tão valiosos e importantes para nosso ecossistema”, explica.