Correio dos Campos

Prefeitura recebe representantes da Tibagi Montante para reunião

Durante o encontro foi possível conhecer mais detalhes do empreendimento, cronograma das obras e as expectativas para o mercado de trabalho.
8 de dezembro de 2017 às 17:09

IMPRENSA/Tibagi – O grupo gestor técnico da Usina Hidrelétrica Tibagi Montante (UHTM) esteve na Prefeitura para uma reunião com o executivo no início desta semana. As obras iniciaram este mês no município e durante o encontro foi possível conhecer mais detalhes do empreendimento. O prefeito Rildo Leonardi e secretários municipais acompanharam a apresentação do grupo, que abordou o andamento das obras e as expectativas futuras do resultado do investimento, principalmente, relacionadas à geração de emprego.

O superintendente da UHTM, Rodrigo Furst, salientou que os trabalhos cumprem um cronograma e que a expectativa de um volume maior de contratações aconteça somente em 2018. “A obra segue uma curva, começa devagar. Hoje temos 30 funcionários apenas. A previsão é que em setembro do ano que vem seja o pico de contratações. A expectativa de conclusão dos trabalhos é final de 2019, quando as turbinas começarem a gerar energia. É uma oportunidade para capacitar a mão de obra local. Pra construtora quanto mais gente daqui melhor. Mas, deixamos claro que o melhor caminho para contratações será a Agência do Trabalhador. É lá que a construtora está buscando todas as pessoas da região. Não adianta vir na Prefeitura, no canteiro de obras, na construtora, não receberemos currículos que não sejam encaminhados pela agência”, comentou.

O superintendente da UHTM destacou ainda a importância da parceria com a prefeitura e considerou que só desta forma será possível deixar um legado positivo para o município. “Pra usina hidrelétrica Tibagi Montante o importante é estar próximo ao município. As obras trarão questões de impacto, mas temos o objetivo de maximizar os benefícios e estar próximo do município é fundamental para conhecermos a realidade local e com isso aplicar melhor os programas, os recursos que estão destinados”, explicou.

O prefeito Rildo Leonardi está otimista com a implantação da UHTM e com as melhorias que o município poderá ter. “Hoje tivemos uma compreensão maior do que será esse empreendimento e tudo o que o envolve. Sabemos dos impactos que vai gerar, mas, em contrapartida, tivemos o comprometimento da empresa que recursos serão investidos no município e que os impactos possíveis deverão ser minimizados. Estamos confiantes que os resultados serão muito positivos”, concluiu o prefeito.

O cronograma oficial das obras ficou assim:

Dezembro de 2017 – ordem de serviço

Março de 2019 – desvio do rio

Setembro de 2019 – enchimento do reservatório

Dezembro de 2019 – operação comercial