Correio dos Campos

Dia Mundial de Luta contra Aids é lembrado com capacitação em Tibagi

4 de dezembro de 2017 às 15:22
(Fotos: Christian Camargo)

IMPRENSA/Tibagi – A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba realizou, nesta sexta-feira (01), o 1° Encontro Dezembro Vermelho em alusão ao Dia Mundial de Luta contra AIDS, lembrado neste 1° de dezembro. O evento é voltado aos profissionais da saúde e servirá como atualização e capacitação.

A médica da secretaria, Ana Paula Berke, a enfermeira da 21° Regional, Irene Zanette e a farmacêutica da Regional, Rosane Silva, foram palestrantes do dia. Indicadores da doença e os novos protocolos no atendimento foram alguns dos assuntos tratados durante o evento.

De acordo com a farmacêutica da Regional em 2017 aconteceram algumas revisões tanto no tratamento quanto na exposição da doença. “Um medicamento novo foi inserido no tratamento. Esta nova medicação é mais resistente e facilita a adesão ao tratamento porque tem menos efeitos colaterais”, explicou Rosane.

O secretário municipal de Saúde Wilson Silva destacou a importância da data. “Hoje é um dia que devemos lembrar o que fazemos o ano todo, com nosso trabalho de prevenção, testes rápidos e a busca precoce dos casos. Sabemos, que apesar de ser uma doença que assusta muito, é controlável e o paciente consegue conviver, como qualquer outra doença crônica. É importante quebrar o estigma e conscientizar cada vez mais a população”, enfatizou.