Correio dos Campos

Semana da Consciência Negra abre com palestra e afro jazz

17 de novembro de 2017 às 10:22

IMPRENSA/Tibagi – A abertura da Semana da Consciência Negra em Tibagi aconteceu na noite de quarta-feira (15), no Teatro Municipal Tia Inália. O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra tibagiana, como o professor Luiz Carlos Taques Ribeiro, autor da lei n° 2310/2010 que instituiu a Semana da Consciência Negra no município. “Acho muito importante essa reflexão sobre a lei. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de promover um evento como este”, disse o professor.

O conteúdo da lei foi lido pela vice-prefeita Helynez Santos Ribas, que acabou fazendo uma homenagem às mulheres negras que fizeram história no município e até no país.

O prefeito Rildo Leonardi também exaltou a importância dos afro descendentes na construção da sociedade e dos costumes tibagianos. “Foi um dia importante, uma palestra boa, com a apresentação das danças, mas tenho certeza que o restante da programação vai estar melhor ainda. Os negros fazem parte de 90% da história do município. O extrativismo do garimpo, as primeiras famílias. Como Prefeitura, não poderíamos deixar de homenageá-los. A história afro descendente em Tibagi é muito rica e merece ser mostrada e reconhecida”, destacou o prefeito.

O prefeito, a vice-prefeita, o presidente da Câmara, Elizeu Cortez, a representante da comunidade negra, Lorena Scheraiber, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Elis Gomes, o gerente do Departamento de Cultura, Sidnei Bielski e a palestrante da noite, Elaine Lopes, compuseram a mesa de autoridades e falaram sobre o tema ao público presente.
As bailarinas da Escola Municipal de Dança apresentaram a coreografia Afro Jazz e arrancaram aplausos da plateia. Elas receberam das mãos do presidente da Câmara um troféu pela participação do evento.

A programação continua nesta quinta-feira (16) com a realização do concurso de Miss e Mister Beleza Negra. Alunos do Colégio Leopoldina Pedroso se apresentam, a partir das 19h, antes do início do concurso. Após, o Grupo Vocal Cênico, do Professor André Neves, faz uma apresentação.

Na sexta-feira (17), é a vez da peça teatral “Preto”, da Casa das Artes do Tibagi, se apresentar no palco do Teatro Tia Inália, a partir das 19h. A censura para o espetáculo é de 14 anos. Em seguida, o Colégio Integração também se apresenta e para finalizar a noite, acontecerá revelação do resultado do Concurso de Fotografia. No sábado (18), as bailarinas da Escola Municipal de Dança de Tibagi abrem a noite, no palco do teatro municipal, com a coreografia “Afro Jazz”, da professora Ana Karina. Após, acontecerão homenagens a representantes de famílias negras do município.

O encerramento da noite ficará por conta de um solo do bailarino JH Agostinho, com a dança contemporânea “Negro”. No domingo (19), a programação será ao ar livre, com culto ecumênico, feijoada, roda de capoeira e roda de samba, tudo em frente ao Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, já a partir das 10h.