Correio dos Campos

Prevenção à Sífilis é tema de evento em Tibagi

22 de setembro de 2017 às 18:05

A 21ª Regional de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou em Tibagi o primeiro curso de “Capacitação em Prevenção, Controle e Redução da Sífilis” para os sete municípios integrantes da regional, com sede em Telêmaco Borba. Cerca de 100 profissionais de Tibagi, Telêmaco Borba, Imbaú, Ventania, Reserva, Curiúva e Ortigueira estiveram no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22) para o encontro. O prefeito Rildo Leonardi participou da abertura no segundo dia e falou da importância de capacitação qualidade no atendimento à saúde. “São sete municípios representados aqui. Sabemos das dificuldades enfrentadas nas unidades de saúde. Hoje aqui em Tibagi realizados 40 consultas por dia, 300 exames e mesmo assim sofremos críticas. Então isso mostra que nossos profissionais precisam estar atentos e cada vez mais buscando excelência nos atendimentos. Um tema como este precisa ser debatido e principalmente ser bem orientado para que nossos enfermeiros, nossos técnicos, nossos médicos, tenham condições de oferecer o que há de melhor para a população”, analisou o prefeito.

Para o diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, a capacitação tem por objetivo melhorar o atendimento e diminuir os casos da doença no Estado. “Hoje estamos capacitando todos profissionais das secretarias dos sete municípios para ter uma melhor eficiência no manejo, controle e prevenção das Sífilis. Temos o objetivo de diminuir a cadeia de transmissão dessa doença, mas principalmente melhorar a qualidade do pré-natal, para que diminuam os casos de Sífilis congênita. Esse é um esforço da 21ª Regional para integrar tanto as ações de vigilância em saúde como as ações de assistência”, explicou Franco.

Durante o dia várias abordagens sobre o assunto foram levantadas, entre elas os aspectos epidemiológicos da Sífilis, as diretrizes nacionais de controle da doença, o manejo clínico e estudos de caso. A médica da secretaria municipal de Saúde de Tibagi, Ana Paula Becker foi uma das palestrantes do evento. Ela falou especificamente sobre a Sífilis adquirida, Sífilis nas gestantes e demonstrou alguns estudos de caso.(Foto: Christian Camargo)