Correio dos Campos

Sanepar demonstra dados e investimentos em Tibagi

14 de setembro de 2017 às 16:39

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou na noite de quarta-feira (13) a primeira reunião com a comunidade em Tibagi. O objetivo foi mostrar os investimentos já concluídos nos últimos cinco anos e o planejamento futuro para o município. A vice-prefeita Helynez Ribas, o secretário municipal de Finanças, Erli Prestes, o gerente da Secretaria Municipal de Agricultura, Walmar Eidam, a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro e o gerente da Secretaria Municipal de Obras, Marcelo Bueno, participaram do encontro. A vice-prefeita deu boas vindas aos presentes e pediu que os investimentos continuassem no município. “Parabenizo a Sanepar pelo evento. É muito importante estabelecer esse diálogo com a comunidade. Tomara que outros órgãos do Estado se aproximem da população assim com a Sanepar está fazendo hoje e esperamos que mais obras venham para beneficiar a nossa população”, disse Helynez. O presidente da Câmara, Eliseu Cortez, os vereadores Jorge Cardoso, Ênio Antunes, Cila Pavesi e Eduardo Torres também prestigiaram o evento. Alunos do Colégio Estadual Irênio Moreira do Nascimento marcaram presença no encontro.

O gerente da unidade Regional de Telêmaco Borba, responsável pelos municípios da região, Edson Michaloski, fez a abertura e explicou os motivos da reunião. “É uma reunião para aproximar a comunidade da Sanepar. Vamos mostrar os investimentos realizados nos últimos cinco anos, mostrar o sistema de Tibagi, como funciona, a captação, o tratamento, a distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, para as pessoas entendem como funciona a Sanepar. É trazer informações claras, explicando o que foi aplicado, o que tem de projeto e esclarecer algumas dúvidas. É a forma que encontramos de se aproximar mais das pessoas dando foco na parceria”, esclareceu.

A apresentação dos dados foi realizada por funcionários de setores específicos da companhia e demonstrou informações sobre o funcionamento dos serviços, tarifas, atendimento ao público, sistemas de abastecimentos, investimentos já concluídos e futuros. “Na parte do esgoto tem a previsão de elevatória para a Prainha e da Vila São José, que é uma reivindicação da população. Já fizemos investimentos significativos nesta área com a conclusão do projeto Expansar, mas as construções dessas elevatórias já estão previstas e vai ser um avanço para a comunidade”, disse.

Projetos

Com o projeto Expansar, Tibagi passa a configurar entre as cidades brasileiras com maior cobertura de rede de esgoto, com 88,31% na área urbana. Nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 5 milhões em distribuição de água e coleta de esgoto na cidade. Outra informação, revelada durante o encontro, é que a capacidade de captação de água em Tibagi vai dobrar devido a construção de uma barragem no rio Tibagi, o que vai beneficiar ainda mais o sistema já eficiente do município.

Ainda para este ano a expectativa é que a estação elevatória da Prainha fique pronta. Para 2020 está prevista a implantação de uma adutora, reservatório, estação elevatória e ampliação de reservatório da estação de tratamento.

Para o distrito São Bento a expectativa é de operacionalização e interligação de poços para 2018 com conclusão prevista para 2019. Já para Caetano Mendes a companhia pretende fazer uma ampliação da reservação, elevatório, adutora e rede de distribuição com início previsto para 2019 e conclusão em 2020.

(Foto: Christian Camargo)