Correio dos Campos

Agência do Trabalhador e Senar oferecem cursos

12 de setembro de 2017 às 16:08

A Agência do Trabalhador em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou nesta segunda-feira (11) dois cursos voltados ao setor agrícola: Classificação de Grãos e Colheitadeira Axial.

A abertura ocorreu pela manhã e contou com a presença da chefe da Agência do Trabalhador em Tibagi, Ana Claudete Caminha e do secretário Municipal de Indústria e Comércio, Vilson de Lima. “Queria dar boas vindas a todos os presentes e parabenizar pela disponibilidade, pela vontade de aprender. Tenho certeza que esse curso vai ser muito importante para a capacitação de cada um aqui e mais uma experiência para vida de vocês”, disse o secretário durante a abertura do curso de Classificação de Grãos, que está sendo ministrado pelo instrutor, Ramon Ponce Martins e se estende até quinta-feira (14).

Coma sala lotada, o curso vai ter a duração de quatro dias e disponibilizará quatro certificados diferentes, um para cada grão abordado durante o curso. “Será um dia inteiro sobre o millho, outro para o feijão, trigo e por último a soja. É um certificado por dia. Então o aprendizado é enorme”, conclui o mobilizador do Senar em Tibagi, Paulo Gomes.

O outro curso, de Colheitadeira Axial, está sendo proferido pela única instrutora do Brasil, Silvana Olzewiski. Inicialmente voltado ao público feminino, o curso não teve adesão somente de mulheres. Dos nove integrantes, três são homens. Para Gomes, a mulher vem aos poucos ocupando seu espaço no mercado de trabalho agrícola. “O nosso pólo é agrícola então é importante que a mulher esteja incluída nesse processo. É um espaço que ela está tomando agora, mas ainda há um caminho que precisamos percorrer. Trazer cursos para as mulheres é um primeiro passo”, acredita.

A instrutora do Senar, Silvana, também considera que a mulher tem potencial para se firmar no ramo. “A mulher é mais cuidadosa, pergunta mais, se interessa. É até mais difícil dar curso para mulher. Com a modernização das máquinas a força física não é mais tão necessária, então existe sim a possibilidade de uma mulher controlar sozinha uma máquina e com muita autonomia”, diz.

Para a técnica de segurança do Trabalho e aluna do curso de Colheitadeira , Leoçania Rezende, a oportunidade abre opções de trabalho e conhecimento. “Espero que o curso agregue bastante. Estou bem entusiasmada com a oportunidade. Conhecimento nunca é demais”, considera.

Em 2017 o Senar realizou cerca de 50 cursos em Tibagi e Ventania. Pelo menos 500 pessoas já foram alcançadas. A expectativa é que até o final do ano esse número aumente para 600. “Nós fazemos algumas parcerias com a Agência do Trabalhador, mas atendemos demandas de empresas e de fazendas. Muitos cursos são realizados fora do Sindicato. As próprias fazendas entram em contato conosco”, conta o mobilizador do Senar.

Para a chefe da agência, Ana Claudete, a parceria com o Senar é fundamental para que haja capacitação e qualificação profissional. “Sabemos que os cursos não atingem só quem está desempregado, mas acreditamos que são importantes ferramentas para capacitação e inclusão no mercado de trabalho”, avalia.