Correio dos Campos

Prefeitura realiza reunião com empresários sobre Aprendiz Legal

1 de setembro de 2017 às 18:43

A prefeitura realizou na quarta-feira (30), às 18h, uma reunião com representantes do comércio e da gestora do programa Aprendiz Legal, a empresa Gerar, na sala de reuniões do Palácio do Diamante. A gerente da Agência do Trabalhador em Tibagi, Ana Claudete Gomes Caminha, conduziu a reunião, que serviu para a empresa mostrar o funcionamento do programa, que visa a contratação de jovens entre 14 e 24 anos, aos empresários. Para a gerente comercial da Gerar, Jaqueline Rosa, o resultado do encontro foi muito positivo. “Percebemos um interesse muito grande por parte dos empresários. Eles estão engajados e querem fazer a diferença. A nossa expectativa é a melhor possível e esperamos começar um trabalho aqui em Tibagi”, planejou.

A gerente da Agência do Trabalhador também confia no potencial do município para colocar os mais jovens no mercado de trabalho. Ana lembrou que a Gerar identificou a possibilidade de 74 contratações de aprendizes por parte das empresas, no entanto, atualmente existe um jovem contratado em Tibagi . “Queremos mudar essa estatística. O desemprego é um problema aqui em Tibagi e procurar programas, desenvolver ações que promovam ou incentivem o emprego formal é a primeira saída para enfrentar a crise. O programa é ótimo para quem busca o primeiro emprego, principalmente os que buscam um curso de qualificação profissional”, explicou a gerente da Agência do Trabalhador.

Para o proprietário de uma loja de equipamentos de informática e instrumentos musicais, Alisson Lopes, o programa é uma alternativa ao desemprego. “Achei bem interessante. É uma oportunidade do jovem aqui de Tibagi ser inserido no mercado de trabalho. Acredito que vai dar boas parcerias”, opinou.

Já o gerente da Caixa Econômica no município, Victor Ferreira, conhece na pratica como funciona o programa. “Temos um jovem contratado com aprendiz e consideramos que é uma oportunidade única. É justamente nessa época que eles precisam de incentivo tanto a Caixa ou as empresas que vierem participar vão fazer a diferença na carreira dessas pessoas. Achamos excelente, é um benefício para a comunidade. A prefeitura está abrindo as portas para o comércio local de maneira a proporcionar um grande avanço a favor do emprego”, destacou.

Para a implantação do Aprendiz Legal em Tibagi seria necessária a inclusão de pelo menos 15 jovens. A lei 10.097/2001 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar de até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.