Correio dos Campos

Saúde amplia público-alvo para vacina de HPV

30 de agosto de 2017 às 16:04

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 18 de Março ficará aberta neste sábado (02), das 9h às 16h, para vacinação de HPV em homens e mulheres com idades entre 15 e 26 anos. Eles foram incluídos no público-alvo do Ministério da Saúde, que já atende jovens entre nove e 14 anos, para evitar um possível desperdício de vacinas que estariam em estoques nos municípios. Também serão realizados exames preventivos de colo uterino e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que quem receber a vacina nesta fase da campanha, terá as próximas doses garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante fazer essa proteção agora. O público-alvo é para jovens entre nove e 15 anos.

Com a extensão do grupo prioritário conseguimos abranger um público muito maior e que também é considerado de risco. Passado essa fase, a vacinação volta somente para o grupo de rotina. Então é a chance de homens e mulheres entre 15 e 26 anos se protegerem contra o câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento”, explicou a coordenadora.

As UBSs têm até setembro para vacinar esse segundo grupo. Depois, a imunização dos jovens volta para a rotina de uso da vacina, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, com duas doses, aplicadas com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.