Correio dos Campos

Reunião define comitê gestor para Família Paranaense

15 de agosto de 2017 às 20:17

A equipe da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social realizou na manhã de segunda-feira (14) uma reunião técnica sobre o programa estadual Família Paranaense. O objetivo era estabelecer os comitês gestores e locais para a execução das ações previstas no programa.

O prefeito Rildo Leonardi e alguns secretários também participaram da reunião. “Foi um encontro muito proveitoso porque pudemos conhecer detalhadamente como funciona o programa. A partir de agora, com os gestores definidos, vamos conseguir dar mais atenção às famílias que estão no cadastro”, disse o prefeito.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Noel Rodrigues, com a definição dos comitês, o Família Paranaense ganha mais agilidade na execução dos projetos. “O programa é voltado para aquelas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e estão inscritas no cadastro social. Com as definições dos comitês, as ações poderão ser mais planejadas e melhor executadas.

O comitê gestor, formado pelas secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, Habitação e Industria e Comércio, decide quais ações serão necessárias dentro do que o sistema já identificou e o comitê local, formado por técnicos destas secretarias, executam as ações e preenchem o sistema. Então é um trabalho conjunto, muito necessário, para que possamos continuar atendendo essas famílias”, explicou Rodrigues.

Ele salientou ainda que a falta dos comitês pode ocasionar suspensão da verba destinada à manutenção do programa, que hoje conta com 233 famílias cadastradas. Rodrigues destacou ainda que as áreas prioritárias e que tem mais demanda são Saúde e Habitação. “A partir do momento que a família recebe o atendimento necessário, automaticamente vai para o sistema e ela é retirada. Então tudo é bem ágil, mas precisa dos comitês para fazer a atualização no sistema e o acompanhamento das famílias”, detalhou. (Texto: Bianca Martins / Foto: Christian Camargo)