Correio dos Campos

Parceria – Acamarti recebe capacitação sobre compostagem

28 de julho de 2017 às 17:16

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) recebeu nesta semana uma capacitação com o técnico em meio ambiente da Prefeitura de Marialva, Guilherme Torrecilia Netzel. O profissional veio trazer informações sobre o processo de compostagem. Foram três dias de aulas práticas, direcionadas a cinco catadores que foram designados à função. O último dia de treinamento aconteceu nesta quinta-feira (27), na sede do Recicla.

De acordo com a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a experiência foi muito positiva. “Pudemos relembrar muita coisa. O pessoal precisava de uma capacitação para conhecer todo o processo técnico e identificar os pontos falhos. Avaliamos as deficiências e vamos adequar as principais necessidades para dar condições de trabalho e aumentar a produtividade”, disse.

Para a associada Joana D’arc Rodrigues, que está na compostagem há quatro anos, o curso trouxe muitas novidades e conhecimentos técnicos que ela ainda não tinha. “A gente aprendeu muita coisa nesses dias. O jeito de arrumar o monte de compostagem, a limpeza dos rejeitos, ver a temperatura. Tudo isso vai melhorar o nosso trabalho”, avaliou.

De acordo com o Netzel, a capacitação em Tibagi vai possibilitar a melhora na qualidade química do composto e também no processo técnico que envolve a prática. “Muita informação se perdeu ao longo do tempo. Uma das primeiras coisas que a gente conseguiu identificar que não está de acordo é o tamanho das pilhas. Até mesmo porque o espaço de pátio aqui é bem pequeno. O ideal seria fazer uma ampliação para conseguiu fazer mais leiras ou pilhas ou mudar o sistema. Ao invés de fazer pátio, fazer em baias de compostagem, como a gente faz lá em Marialva. Embora o modelo tenha saído daqui, lá é bem diferente, é mais mecanizado, evita esforço físico para fazer o revolvimento que é a parte mais pesada do processo”, sugeriu.

Ele ainda contou que a triagem do material orgânico também foi modificada e otimizada. Tudo para melhorar o tempo de decomposição dos resíduos e a qualidade final do produto. A partir de agora será feito também a medição da temperatura das leiras para avaliar o tempo de decomposição e acelerar o processo.

A gerente da secretaria informou que a Prefeitura deve fazer a ampliação no pátio de compostagem nos próximos dias para comportar 30 leiras de resíduos orgânicos. Hoje a capacidade é para cinco leiras. A expectativa é que a capacidade de produção aumente significativamente. Os associados deverão fazer em breve uma visita técnica ao programa da Prefeitura de Marialva, como parte do projeto de capacitação iniciado este ano. (Foto: Christian Camargo / Texto: Bianca Martins)