Correio dos Campos

Exemplo – MP do Mato Grosso do Sul visita Recicla Tibagi

21 de julho de 2017 às 20:56

Promotor de Justiça do MS veio conhecer de perto o projeto para levar como exemplo para municípios do mesmo porte no Estado

 

Pela terceira vez este ano o Recicla Tibagi é reconhecido como exemplo para o setor de resíduos sólidos e reciclagem para outros estados e municípios do Brasil. Desta vez, um representante do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, o promotor Luciano Furtado Laubet, esteve em Tibagi nesta sexta-feira (21) para conhecer de perto do projeto. Desde o início do ano o Recicla já recebeu representantes do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura de Marialva.

O encontro desta sexta aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), com a participação do prefeito Rildo Leonardi, da vice-prefeita, Helynez Ribas, da promotora da comarca, Juliana S. Ribeiro Gonçalves e da gerente da SEMA, Leri Ribeiro. Laubet fez uma série de levantamentos técnicos e questionamentos sobre o funcionamento do projeto. Em seguida, o grupo foi até o Centro de Triagem e Compostagem (CTC), sede do projeto Recicla Tibagi, para uma visita técnica.

O objetivo, segundo o promotor, é conseguir mais informações e levar o conhecimento para municípios do mesmo porte de Tibagi. “Gostei muito, sabia que Tibagi era exemplo no Brasil na questão dos resíduos sólidos e fiquei impressionado aqui com a forma de organização com a inclusão dos catadores e principalmente coma eficiência do trabalho, que consegue reduzir 50% do que vai para vala. Trabalho no núcleo ambiental do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e a gente tem trabalhado muito na gestão de resíduos sólidos. O objetivo era conhecer uma experiência de sucesso para tentar replicar isso lá no Estado”, explicou.

A promotora da comarca, Juliana S. Ribeiro Gonçalves, também acompanhou o grupo durante todo o tempo e ressaltou a importância desse tipo de comunicação entre as esferas públicas. “É uma prática comum, sempre buscarmos exemplos de outros municípios que estão dando certo para solucionar os problemas da nossa comarca. O Recicla ainda é um exemplo, existem alguns pontos que precisam ser melhorados, como a questão de conscientização para retomada da coleta seletiva quanto da própria profissionalização do projeto. O serviço público não pode ser visto hoje com aquela visão de estagnação, mas tem que ser visto com a visão empresarial, com busca de resultados e metas”, considerou.

O prefeito Rildo Leonardi ficou entusiasmado com as considerações de Laubet sobre o Recicla, mas admitiu que o projeto precisa de avanços. “É uma alegria muito grande saber que o nosso programa voltou a ser reconhecido em nível de Brasil. Temos que caminhar mais na questão de educação ambiental, de informar as pessoas sobre a coleta e a separação do lixo, da importância da reciclagem. Mas, estamos no caminho certo, estamos ajudando a proteger o meio ambiente, criando receita para os catadores e progredindo para chegar ao final do ano num processo bastante avançado”, afirmou Rildo.

Para a gerente da pasta, Leri Ribeiro, os elogios reforçam o trabalho desenvolvido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) e de todos os envolvidos. “Aceitamos os elogios com muita alegria, é resultado de muito trabalho, pesquisa e vontade de avançar. O recicla está num processo de reformulação junto com todas as ações da secretaria. Sabemos que precisamos melhorar os nossos serviços de coleta de lixo, de conscientização ambiental, mas não estamos medindo esforços para organizar tudo novamente. Um exemplo é o Conselho Municipal de Meio Ambiente que foi reativado recentemente após quatro anos sem atividade. Isso é um avanço significativo para as políticas ambientais do município”, relatou. A gerente informou ainda que, como parte deste processo de readequação, na próxima segunda-feira (24), os catadores do Recicla terão uma capacitação sobre compostagem com o gestor ambiental da Prefeitura de Marialva, Guilherme Torrecília Netzel. A iniciativa visa ampliar o potencial do tratamento do composto orgânico do projeto.