Correio dos Campos

Serviços Agricultura apresenta relatório semestral

19 de julho de 2017 às 17:40

A Secretaria Municipal de Agricultura de Tibagi fez um balanço dos serviços prestados à população de janeiro a junho deste ano. Até o final deste período foram manejados 289,9 hectares de terra, para 112 agricultores familiares de Tibagi. Deste total, 56,3 hectares foram para semeada de aveia, 57,8 hectares para grade niveladora e 51,9 hectares de grade aradora. Foram preparados 6,9 hectares de canteiros e 117 hectares de silo. Todos os serviços originaram R$ 20.735,00 de arrecadação municipal (DAM), valor que cobre os custos de combustível das máquinas. O gerente da pasta, Walmar Eidam, explicou que o valor cobrado dos produtores é simbólico em relação ao praticado pelo mercado. O objetivo é prestar atendimento a quem não tem maquinário disponível e garantir o andamento das atividades nas propriedades.

Eidam lembrou também que a secretaria vem trabalhando na implantação de poços artesianos em algumas comunidades. Pinheiro Seco de Baixo, Boa Vista e Cachoeira já estão com os trabalhos bem avançados e em breve terão os serviços concluídos. Com esta ação a Prefeitura espera beneficiar pelo menos 150 famílias.

O gerente ainda destacou que a secretaria pretende regulamentar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Tibagi ainda este ano. Ele explica que com o SIM produtores da agricultura familiar poderiam comercializar seus produtos em estabelecimentos da cidade e da região. “Temos a intenção de regulamentar o SIM ainda este ano. O processo é demorado porque exige uma regulamentação da lei e a criação de uma infraestrutura para isso. Mas, as conversas estão adiantadas, estamos confiantes que sai até final do ano”, afirmou. (Foto: Secretaria de Agricultura)