Correio dos Campos

Prefeito de Marialva visita Tibagi para conhecer programa Eco Moradia

21 de junho de 2017 às 18:47

Tibagi é novamente exemplo para outros municípios do Paraná. Desta vez foi o prefeito de Marialva, Victor Martini e o diretor geral de Habitação, Michel Camargo, que estiveram no município para conhecer o projeto de habitação Eco Moradia, lançado em 2010 e que atendia famílias sem renda ou em condição de vulnerabilidade social. “Quando você cria um projeto habitacional a troca de informações é muito importante. A necessidade de moradia para atender a população de baixa renda em Marialva é grande. Nós vamos conhecer e ver se conseguimos adaptar a nossa realidade. A princípio ele (projeto) se enquadra e estamos muito otimistas”, relatou o prefeito.

O gerente de Habitação de Tibagi, José Carlos Sales, acredita que a visita é um reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido para o lançamento do programa em 2010. “O prefeito de Marialva veio buscar conosco a experiência. De como funcionava a associação, de como fabricava o tijolo e como as famílias eram atendidas. Porque hoje os prefeitos têm dificuldade em atender aqueles que não têm renda nenhuma. E esse programa atende justamente as famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isso é extrema importância que o nosso programa volte a funcionar. Ter esse reconhecimento não tem preço, fizemos parte de tudo isso”, destacou o gerente.
Atualmente o programa está passando por adequações e em breve será reativado no município.

Durante o encontro, Martini visitou algumas residências que foram entregues pelo programa. A casa da dona Silmara Fernandes (foto) foi escolhida por ter sido uma das primeiras a serem entregues na época e por ter o projeto todo adaptado para cadeirantes.

 

Recicla Tibagi  É a segunda vez que o município de Marialva vem à Tibagi em busca de soluções. Em 2012 eles visitaram o programa Recicla Tibagi e implantaram um sistema parecido no município. Hoje o programa de reciclagem de Marialva é modelo nacional no tratamento de resíduos sólidos.

 

Eco Moradia  O projeto Eco Moradia foi lançado em março de 2010 e já atendeu centenas de famílias em Tibagi. O objetivo, além de social, era também gerar emprego e renda, baseado no associativismo. Na época foi criada uma associação para a produção dos tijolos e construção das casas. Dezoito pessoas compunham a Associação Habita Tibagi. A prefeitura comprava os tijolos e a mão-de-obra dos associados para usar em outros projetos sociais do executivo.

 

Meio Ambiente  O programa chama-se Eco Moradia porque a residência é construída com tijolos ecológicos, que não são queimados em forno, ou seja, não emitem carbono. As casas são cobertas com telhas de embalagem tetra pak recicladas e utilizam madeira de florestas certificadas.

Fotos Christian Camargo