Correio dos Campos

Junho Branco – SEMEC promove palestras sobre prevenção às drogas

20 de junho de 2017 às 00:54

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) começa nesta terça-feira (20) uma série de palestras sobre Prevenção às Drogas em todas as escolas do município.  A iniciativa faz parte da mobilização em relação ao “Junho Branco”, mês voltado à sensibilização e conscientização sobre o uso de drogas. A programação vai do dia 20 a 28 de junho e deve ser estendida, inclusive, às escolas estaduais, da sede e do interior. A secretaria da SEMEC, Ana Elis Gomes, acredita que a iniciativa pode contribuir para a diminuição dos casos de consumo de drogas e melhorar o ambiente familiar. “Nossos jovens precisam ser confrontados com a realidade e conhecer profundamente os males causados pelo uso e inserção das drogas no ambiente escolar e até mesmo familiar. É a forma que encontramos de tentar reverter essa situação”, afirma.

As palestras serão proferidas pelo terapeuta conselheiro especialista na área de dependência química e representante do grupo Vida Nova, do Narcóticos Anônimos de Tibagi, Osvaldo Maia Filho. O objetivo, segundo ele, é falar sobre prevenção com crianças de seis a 17 anos. “Estamos no Junho Branco, que é um mês todo voltado para a prevenção das drogas e acho importante que a prefeitura teve essa iniciativa. O Brasil todo promove ações a favor da prevenção e é muito significativo estarmos neste contexto. Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Prevenção às Drogas e vamos abordar isso também. Usando a informação para prevenção. Dialogar com as crianças sobre isso terá um resultado positivo no futuro e não podemos deixar passar essa oportunidade”, considera.

As palestras desta terça-feira (20) acontecem na Escola Telêmaco Borba e na Escola Professor Aroldo. No dia 22 será a vez das Escolas Ida Viana e Professor Aroldo, novamente. Dia 23 de junho as palestras serão no interior, na Escola Municipal São Bento e no Colégio Estadual Baldomero Bitencourt Taques, em São Bento. As escolas Davi Federmann e João Francisco da Silva, em Caetano Mendes, vão receber as palestras no dia 26. Nos Colégios Estaduais Leopoldina Pedroso e Irênio Moreira do Nascimento, os encontros serão nos dias 27 e 28 de junho.  Os alunos serão divididos por faixa etária e podem ocorrer até sete palestras ao longo do dia para atender todos os estudantes.