Correio dos Campos

Educação Infantil – Tibagi oferece capacitação sobre Musicalização

8 de junho de 2017 às 17:14

Professores de Educação Infantil do município iniciaram nesta quarta-feira (07) um curso de capacitação continuada sobre Musicalização no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), às 17h30. O curso será proferido uma vez por mês até o final do ano com a musicista e colaboradora de departamento de Cultura, Adrieli Martins. O objetivo é atender solicitação das próprias professoras, que viram a necessidade de ampliar os conhecimentos na área e sugeriram à SEMEC a realização da capacitação. Um diferencial para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), segundo a coordenadora da Educação Infantil da secretaria, Ana Claudia Pinheiro da Costa, já que até hoje nenhum curso sobre Musicalização teria sido ofertado pela Prefeitura. “Apesar de a música ser freqüentemente usada em sala de aula, as professoras não tinham recebido nenhuma capacitação em relação ao tema. É a primeira vez que as professoras de Educação Infantil terão um curso específico sobre Musicalização aqui no município”, explica.

A professora Valéria Costa Prestes, que atende crianças de zero a dois anos, acredita que o curso possa ampliar as opções de repertório e uso de instrumentos musicais durante as atividades. “Como eles são muito pequeninhos a música faz parte da rotina deles. Desde a hora da chegada, trabalhar a movimentação, coordenação motora, partes do corpo, a música ajuda a organizar a rotina e eles acabam ganhando autonomia. Estou na expectativa sobre os instrumentos, para trabalharmos mais movimentação e para ter mais variedade de música também, a gente acaba ficando só num estilo musical, é importante ter várias opções”, afirma.

A professora Niucéia Soares, que leciona para crianças a partir dos quatro anos, considera a música uma importante ferramenta de trabalho no dia-a-dia escolar. “Trabalhamos o próprio conteúdo através da música. Para os maiorzinhos levamos as músicas impressas para eles identificarem letras, vogais. Acho que a música influencia muito, desenvolve o vocabulário deles, tem uma série de benefícios que percebemos nos resultados, no aprendizado”, considera.

A professora do curso, a musicista Adrieli, acredita que o curso será muito enriquecedor para as docentes e a intenção é facilitar o uso da música no ambiente escolar. “Sabemos que música ajuda para tudo então melhorar e otimizar o uso de instrumentos, de letras novas, de movimentação, de ritmo, de coordenação será o nosso desafio. Preciso também conhecer o universo delas para direcionar os trabalhos. Mas, estou muito confiante que vai ser uma experiência incrível para todas nós”, disse.