Correio dos Campos

Semana do Meio Ambiente encerra com plantio de mudas e coleta de lixo eletrônico

5 de junho de 2017 às 22:41

Nesta segunda-feira (05) comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente e para celebrar a data a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou de 29 de maio a 03 de junho, uma série de atividades voltadas à preservação da natureza e à reciclagem. O último dia de ações foi no sábado, com a coleta de lixo eletrônico, plantio de árvores na Prainha e a apresentação da peça “Aprendendo a Reciclar”, às 19h, no Teatro Tia Inália. O prefeito Rildo Leonardi elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  “É uma data que não pode passar em branco. Quero parabenizar a equipe do Meio Ambiente que organizou tudo e se empenhou para que a semana fosse um sucesso”, disse o prefeito.

A gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, destacou a importância de se fazer uma reflexão devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Tínhamos pensado em ações voltadas para as crianças porque elas são nossos principais alvos. Elas ensinam, elas trocam informações, elas cobram dos pais. Com essas atividades procuramos envolvê-las para ter um resultado permanente, uma mudança de cultura. Se desde pequenas elas aprenderem a importância dos cuidados com a natureza e com o lixo, elas serão adultos conscientes”, ressaltou.

 

Atividades – Durante a semana as atividades foram nas escolas, com a apresentação da peça Aprendendo a Reciclar. No sábado, das 9h às 16h, foi realizada a coleta de lixo eletrônico, na Praça 18 de Março. Durante todo o dia, centenas de aparelhos foram depositadas no caminhão do Recicla Tibagi. “Trouxe uns 30 ou 40 aparelhos de rádio, som, televisão, ferro de passar roupa. Esse material vem sendo acumulado há pelo menos cinco anos. Temos a consciência de que não podemos jogar em qualquer lugar. Essa iniciativa da prefeitura foi muito boa”, disse Dilvo Alves Teixeira, proprietário de uma loja de comércio e conserto de eletrônicos.

Para o aposentado João Carlos Sabará, a iniciativa foi muito válida. “É uma boa ideia. A gente guarda esses aparelhos porque não sabe o que fazer. Sem dúvida foi uma ótima atitude por esse caminhão aqui para que a gente trouxesse esses aparelhos que estavam só entulhando um canto da casa”, comentou.

Alunas no Lar de Nazaré também vieram entregar alguns produtos. Desde março elas participam de uma gincana ambiental em que aprendem tudo sobre reciclagem e conservação do meio ambiente. A coleta e a entrega dos aparelhos faziam parte de uma das atividades da gincana, que termina nesta segunda-feira (05).

Logo em seguida, a partir das 16, os escoteiros do Grupo Machadinho fizeram o plantio de árvores nativas na antiga Prainha. O diretor técnico do grupo, Fabiano Carneiro, elogiou a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “A gente prega a preservação do meio ambiente dentro do movimento escoteiro. As escolas pregam a preservação do meio ambiente dentro da sala de aula. Mas na prática a gente tem dificuldade de fazer, de conseguir as mudas, deslocamento, de mão do de obra para a preparação do terreno e isso veio a calhar porque a Prefeitura, a secretaria de Meio Ambiente, organizou e nos convidou. A gente se sente muito honrado em participar. Esse local, a Prainha é um lugar muito bonito e muito importante para o município e quem sabe a gente pode voltar a fazer atividades aqui para as crianças aproveitarem”, opinou.