Correio dos Campos

Recicla Tibagi comemora oito anos

30 de maio de 2017 às 07:00

O programa Recicla Tibagi comemora nesta, segunda-feira (29), aniversário de oito anos de fundação. Mas, a festa foi no sábado, na sede do Recicla, com a presença de alguns associados, funcionários da Prefeitura, secretários e autoridades locais.

O prefeito Rildo Leonardi participou da festa e enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação. “Eu estou muito feliz por estar aqui, porque eu vi nascer esse projeto. Há oito anos fazia parte da administração do Sinval, ele que foi o idealizador desse projeto maravilhoso do Recicla Tibagi, da associação, de investir no problema social que os catadores passavam na época. Nós estamos retomando a auto estima desse pessoal. Vamos investir também nas pessoas que aqui trabalham e fazem um trabalho bonito e de extrema importância para a sociedade. Acredito que juntos vamos fazer um grande trabalho para o nosso município”, destacou.
O dia era para comemorar e festejar. A vice-prefeita Helynez Ribas parabenizou todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância do trabalho para a cidade. “Com certeza é um projeto que só veio melhorar as condições da coleta em Tibagi. Temos que continuar investindo para que o programa não pare e continue prosperando.

A ACAMARTI é muito importante e precisamos garantir que este trabalho continue. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente aos catadores, porque sem eles, tudo isso não seria possível”, frisou.

A gerente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leri Ribeiro, destacou a importância da continuidade dos trabalhos. “Temos um projeto que é reconhecido no Brasil inteiro. Ainda nos procuram porque somos considerados exemplo na questão do lixo. Por isso temos a obrigação de dar continuidade e evoluirmos no nosso trabalho. Estamos trabalhando para que o Recicla Tibagi continue sua função social e ecológica”, falou.
Dois vereadores também participaram do churrasco.

A vereadora Cecília Pavesi, que era secretária de Meio Ambiente quando o programa foi criado, relembrou como projeto mudou a vida dos catadores na época. “Estou participando hoje aqui do oitavo aniversário do Recicla porque eu participo desde o primeiro. Os catadores não eram valorizados. Eles trabalhavam por uma cesta. E hoje não, eles têm o seu salário. São valorizados e reconhecidos pelo município. Quero parabenizar a nova administração e continue melhorando”, disse.

O presidente da Câmara, Elizeu Cortez, sugeriu até votos de Louvor no legislativo para homenagear a ACAMARTI. “Pra nós, do poder legislativo, saber que tem uma associação como ACAMARTI nos assegura que o município está no caminho certo quando o assunto é reciclagem. Graças a implantação deste projeto hoje temos uma grande solução. Precisamos comemorar oito anos dessa grande vitória. Fazemos questão de um voto de Louvor na Câmara para sacramentar esse dia de festividade. Fico feliz de saber que cidade ganha, o povo ganha, essas pessoas que fazem parte da associação ganham. Através do Recicla eles tem oportunidade de um emprego real e ter seu ganho no fim do mês”, considerou.

A presidente da associação Maria Nair Lemes, considera também que um dos maiores benefício do programa foi a garantia de emprego e renda para os catadores. “A associação, pra nós, é uma coisa muito importante, que sustenta nossas famílias. Somos 90 e pouco associados e é do que nós vivemos. Essa festa é muito merecida, representa a união do povo, a força do nosso trabalho”, ressaltou.