Correio dos Campos

Preservação – Meio Ambiente faz palestra sobre biomas

24 de maio de 2017 às 18:29

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente continua o ciclo de palestras nas escolas do município. Desta vez foi a instituição Lar de Nazaré que recebeu a gerente da secretaria, Leri Ribeiro para uma conversa sobre meio ambiente, na manhã desta quarta-feira (24). Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Irmã Margarida Vieira, a palestra faz parte da Gincana Ecológica que está sendo realizada na instituição desde fevereiro deste ano.

O tema é o mesmo da Campanha da Fraternidade, “Biomas brasileiros e a defesa da vida”. Ela explica que o assunto tem sido amplamente discutido com as crianças e várias atividades estão sendo realizadas para fixação do conteúdo. “Elas estão fazendo várias atividades, coleta de lixo, separação, observação, visitas aos lugares turísticos, a questão da limpeza. Tudo é observado e anotado para discutirmos as possíveis soluções”, afirma a Irmã.

Durante a palestra sobre os biomas de Tibagi, Leri mostrou um vídeo e falou sobre a importância da preservação da natureza. O fotógrafo Christian Camargo também falou às alunas sobre os impasses causados pela degradação do meio ambiente. Ele, que é observador de pássaros e conhecedor do ecossistema local, fez uma reflexão sobre o desmatamento e o aparecimento de animais selvagens na área urbana.

Numa segunda parte da palestra as alunas puderam fazer perguntas à gerente sobre os biomas do município, os problemas enfrentados e as soluções que o poder público vem tomando para amenizar a degradação. “Elas estão muito informadas sobre tudo. Foram conhecer alguns pontos da cidade e nos trouxeram questionamentos muito válidos que com certeza vamos levar o executivo para encontrarmos a melhor forma de resolver”, diz.
Segundo a Irmã Margarida, a Gincana Ecológica vai até 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Até lá, as meninas ainda precisam finalizar os relatórios e os projetos que foram iniciados, como a criação de um mascote para cada grupo e também maquetes relacionadas ao tema. “Percebemos um interesse muito grande por parte das alunas. Elas estão bem envolvidas. Semana que vem faremos uma audiência com os vereadores para saber quais os projetos da Câmara para o meio ambiente”, explica.

Na tarde desta quarta-feira (24) Leri realizou mais uma palestra, desta vez voltada aos pais e professores do Colégio Estadual Leopoldina B. Pedroso.