Correio dos Campos

Saúde de Tibagi promove dia das mães com gestantes

8 de maio de 2017 às 18:51

O dia das Mães, que acontece no próximo domingo (14), foi comemorado antecipadamente pelo grupo de gestantes atendido pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 18 de Março. O evento, que aconteceu na Associação dos Amigos dos Idosos de Tibagi (AAMITI), contou com a presença de 22 gestantes. Elas tiveram uma tarde diferente, com muitos presentes, cabelo e maquiagem de graça e um lanche para finalizar a comemoração. A médica da equipe da ESF 18 de Março, Ana Paula Berke, explica que o evento faz parte das atividades realizadas pelo grupo “Chá de Bebê”, que já se reúne uma vez por mês, para receber informações e orientações sobre o período gestacional. “Nos reunimos com elas na primeira segunda-feira de cada mês para fazermos algumas atividades como orientações, palestras, sorteios de brindes. Elas já fazem o pré-natal, são acompanhadas por nutricionista, equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde e quando aceitam, entram para o grupo. Hoje é um dia especial. Falamos sobre amamentação e vínculo entre mãe e filho e depois faremos a entrega do kit para as mães que estão no último mês de gravidez”, detalhou.

Uma das integrantes do grupo e que é participante assídua do “Chá de Bebê”, Isis Bruning da Silva, elogia a iniciativa da equipe em realizar esse tipo de encontro. Isis não faltou a nenhuma reunião desde o início da gestação. “Eu gosto muito de participar. Tenho interesse em aprender, em trocar experiência. Adoro ser mãe, tenho duas filhas e agora está vindo o menino. O grupo me ajudou muito durante esse período. Hoje é meu último encontro e já estou com saudades”, desabafou Isis.

A cabeleireira Nara, que prestou serviço voluntário para as mamães, aprovou a iniciativa. “É muito bom fazer elas se sentirem bonitas, felizes. Nem sempre elas se sentem assim, ainda mais no final da gravidez, tudo fica mais difícil, mas hoje pude sentir esse gostinho. Elas estão saindo daqui muito animadas”, contou.

A maquiadora profissional Janis Andrade também gostou da ideia. “Estou achando muito bacana. A gente mostra o nosso trabalho e elas saem realizadas. É muito importante elas se sentirem bonitas”, opinou.

O grupo “Chá de Bebê” existe desde 2012 e já atendeu centenas de gestantes durante esses anos. A equipe até criou um blog onde conta tudo o que é realizado pelo grupo durante os encontros. Todos os itens doados ou sorteados às futuras mamães são angariados pelas agentes de saúde no comércio local.