Correio dos Campos

Biblioteca Pública de Tibagi comemora Dia do Livro

20 de abril de 2017 às 09:06

O Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato, 18 de abril, foram lembrados pela Biblioteca Municipal Luiz Leopoldo Mercer através de uma exposição de exemplares da obra do escritor no hall da biblioteca. A coordenadora do espaço, Angela Laurino disse que a intenção é homenagear o escritor e também promover a leitura e estudo de suas obras. O estande conta com mais de 80 livros do escritor vai ficar exposto até dia 28.  “A cada ano o acervo das obras de Monteiro Lobato vem crescendo. Ele sem dúvida deixou sua marca na história da literatura infantil. Temos a obrigação de homenageá-lo”, afirmou.

Angela aproveitou a data e fez a entrega de uma Mala de Leitura na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tibagi na tarde desta terça-feira.  A diretora da APAE, Ana Lúcia Queiroz, acredita que o projeto é muito importante porque oferece a oportunidade também aos professores, de terem acesso a obras que nem sempre são usadas no dia-a-dia escolar.  “Os professores ficaram bem interessados. Vai atender todos os públicos, professores e alunos. No dia-a-dia da sala de aula vai ser um complemento”, disse.

A professora de Artes e contadora de histórias, Eliane de Fátima Ribeiro também aprovou a iniciativa. “Vamos aproveitar a mala e trabalhar com os alunos em sala. Livros novos são sempre um incentivo para despertar o interesse deles”, ressaltou.

O projeto da Mala de Leitura conta com mais um exemplar que fará rodízio entre as três Casas de Leitura da cidade: São José, Capivari e Néquinho.  “A cada dois meses fazemos uma vistoria e troca dos livros. É um projeto muito importante porque leva uma variedade grande de títulos que nem sempre estão disponíveis nas escolas”, detalhou.

Monteiro Lobato

A APAE também fez sua homenagem ao grande escritor brasileiro.  A professora Eliane fez uma atividade lúdica com as crianças na escola sobre obras de Monteiro Lobato. “Fizemos contação de história, pintamos a carinha deles, contamos histórias musicadas da obra do Sítio do Pica Pau Amarelo. Foi bem divertido. Eles aproveitaram bastante”, contou a professora que ainda estava com fantasia de boneca e o rosto pintado por causa das atividades. Eliane comentou que está fazendo um projeto sobre a vida e obra de Monteiro Lobato e que pretende mostrar o resultado na mostra pedagógica da escola que acontece em agosto.  A professora está produzindo um documentário que vai registrar os pareceres dos alunos em relação às obras do escritor paulista.