Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

SMS realiza capacitação em Saúde do Idoso

SMS realiza capacitação em Saúde do Idoso
(Foto: Divulgação/PMTB)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante esta terça-feira (22) a capacitação das equipes em Saúde do Idoso, na Sala de Reuniões da Vigilância Sanitária. A qualificação envolveu os médicos e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A capacitação foi divida em duas turmas: manhã e tarde e foi realizada em parceria com a 21ª Regional de Saúde e o Consórcio Intermunicipal. Entre os principais temas abordados estão a linha de cuidado e o manejo clínico do idoso.

“O modelo de atenção ao idoso deve ter como foco a identificação de riscos potenciais. Ao monitorar a saúde em vez da doença, direciona-se o investimento dos recursos do sistema de saúde para uma intervenção precoce, o que resulta em chances mais generosas de reabilitação e em redução do impacto na funcionalidade”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Telêmaco Borba fez adesão a linha de cuidados do Idoso, através do Programa QualiCIS -Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. O Ambulatório QualiCis atenderá idosos estratificados em alto potencial de melhora e baixo potencial de melhora pelas UBS através de um instrumento de avaliação. O atendimento se dará no formato de cuidado compartilhado entre a unidade de saúde e o ambulatório especializado que conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeira, farmacêutico, fisioterapeuta e geriatra.

IDOSOS

A população está envelhecendo. Desde o ano 2000 foi um aumento considerável e atualmente as pessoas acima dos 60 anos correspondem a 11,32% da população. “Os dados apontam que mais pessoas estão chegando à idade idosa e que precisamos qualificar nossas equipes para o atendimento desta população, já que a estimativa de vida também está aumentando”, apontou, Marlise.

BRASIL

O Brasil conta com mais de 30,2 milhões de idosos, o que representa 14,6% da população (IBGE, 2018). Para o ano de 2070, estima-se que os idosos representem 35% do total de brasileiros (IBGE, 2016). É importante destacar que, atualmente, entre os idosos, a população que mais cresce é a dos mais idosos, isto é, as pessoas de 60 anos e mais (IBGE, 2019).

Compartilhe:

Leia também

ATBF é apresentada à torcida em amistoso contra ACGF e foca estreia na Série Bronze 2026
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia