Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Esportes

SMCER está com inscrições abertas para o 1º Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu

SMCER está com inscrições abertas para o 1º Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu
Publicidade
Vem aí o 1º Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

O evento será realizado no dia 2 de dezembro (sábado), a partir das 10 horas da manhã, no Ginásio de Esportes Heitor de Alencar Furtado (Furtadão), nas categorias (masculino e feminino) infantojuvenil, juvenil, adulto e master e com as seguintes pesagens até 65 Kg, de 66 a 75 kg, 76 a 85 kg, de 86 a 100 kg e acima de 100 kg.

No ato da inscrição será solicitado um material de higiene pessoal que será destinado ao Asilo São Vicente de Paulo.

As academias Checkmat, Gile Ribeiro College e Transform estão apoiando o campeonato que é inédito na cidade.

Para as inscrições e mais informações dirigir-se ao Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura) na Divisão de Esportes, com o educador físico Robson Dobbins, ou pelo telefone (42) 3910-1521.

Sobre o Jiu-Jitsu:

A história do jiu-jitsu remete à Índia. Acredita-se que essa técnica teria sido criada por monges budistas, que buscavam um método de defesa pessoal. Conforme o budismo teria se expandido, o jiu-jitsu também o teria. Assim, sua prática e ensinamentos passaram pela China até atingir o Japão, local onde a técnica foi popularizada. No século XIX, alguns mestres se dispersaram do Japão e um deles veio se fixar em Belém do Pará, em 1915, onde conheceu e criou vínculo com a família Gracie. Aí reside uma coincidência que modificaria o rumo dessa arte marcial. Gastão Gracie era pai de oito filhos, e incentivou o mais velho a aprender a arte com o mestre Esai Maeda Koma.

Carlos Gracie, já detentor da arte marcial do jiu-jitsu, mudou-se de Belém para o Rio de Janeiro aos dezenove anos de idade, com o intuito de lutar e de ensinar essa luta. Obteve tamanho sucesso ao ponto de modificar alguns aspectos do jiu-jitsu tradicional e fundar um novo estilo de lutar: o brazilian jiu-jitsu, que privilegiava a luta no chão, seguida por golpes de finalização, ao contrário do jiu-jitsu tradicional que mantinha seu foco nas quedas.

Atualmente, o jiu-jitsu é um esporte reconhecido e regulamentado, em nosso país, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Em nível regional, há as federações estaduais. As principais competições nacionais são o campeonato brasileiro, o campeonato brasileiro de equipes e o campeonato brasileiro de estreantes. Outro papel da confederação brasileira é o de selecionar atletas para competirem em nível internacional, como o campeonato pan-americano e o campeonato mundial.

Os níveis de desenvolvimento de um atleta são representados pela cor da faixa que amarra o seu quimono. Para atletas adultos, as cores são: branca, azul, roxa, marrom, preta, coral e vermelha, em ordem crescente de habilidade. Já no que se refere às crianças, como modo de incentivo, há a inclusão de outras três cores de faixa, localizadas entre a branca e a azul, são elas: amarela, laranja e verde.

Compartilhe:

Leia também

Telêmaco Borba empata com Pato Branco no Paranaense e se despede da Copa do Brasil de Futsal
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia