Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS Samuel Klabin, realiza ações durante o Maio Laranja

Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS Samuel Klabin, realiza ações durante o Maio Laranja
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Foi estabelecido até mesmo o Maio Laranja, com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reforçando as ações de combate e conscientização. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos vários ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como: abuso sexual, em que a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual; e exploração sexual, usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com a equipe do Conselho Tutelar, que dará o encaminhamento correto de acordo com o caso.

Com o objetivo de divulgar a Campanha “Faça Bonito,” a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da equipe técnica do CREAS Samuel Klabin, está realizando diversas ações durante todo o mês de maio.

"Nossa equipe continuará atuando preventivamente e incentivando a denúncia de casos em que ocorra a exploração infantil, nosso objetivo é chamar a atenção da população em geral para que juntos possamos combater este tipo de crime", reforçou o secretário de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos.

AÇÕES DURANTE O MAIO LARANJA, EM TELÊMACO BORBA

No dia 16 houve a roda de conversa com os educadores sociais dos Serviços de Convivência do município; (17) roda de conversa com os jovens inscritos no Projeto Pescar da Braslumber e com as turmas de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da UNIFATEB.

No dia 18, a divulgação do vídeo institucional sobre a temática, em parceria com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente / Panfletagem, conscientização da campanha e orientação a comunidade em diversos pontos da cidade / colocação de flores na Praça da Família e nos canteiros em frente ao CREAS, em alusão ao número de crianças e adolescentes vítimas de violência e/ou abuso sexual atendidos durante o ano de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

Dia 20, divulgação da campanha na Rádio T. E nos dias 24 e 25, palestra nas escolas da Rede Estadual de Ensino, inseridas nos bairros de maior índice de violência.

Ressalta-se a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Salienta-se que principalmente não culpabilizem a criança ou o adolescente e que, identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam haver.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou diretamente no Conselho Tutelar, através dos telefones (42) 3904-1618 e (42) 9 99109-4002.

Compartilhe:

Leia também

ATBF é apresentada à torcida em amistoso contra ACGF e foca estreia na Série Bronze 2026
Publicidade

Mais Lidas

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia