Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura incentiva a produção de morango como forma de renda

Prefeitura incentiva a produção de morango como forma de renda
(Foto: Divulgação/PMTB)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O cultivo do morango em estufas tem trazido uma nova forma de renda para oito pequenos agricultores de Telêmaco Borba. Tudo começou com um projeto promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), que promoveu juntamente com o SENAR, um curso sobre a produção da fruta de forma semi hidropônica.

Se tratando de um tipo de cultivo que pode ser desenvolvido em pequenas áreas, que são a grande maioria das propriedades que desenvolvem atividade rural em Telêmaco Borba, com bom mercado e também considerando o surgimento de possíveis parcerias para desenvolvimento de um projeto deu-se início aos trabalhos para efetivação da implantação da cultura no município.

Foi fechada parceria com consultores do Sebrae que já desenvolvem na região um trabalho de assistência a produtores rurais através do programa Matas Sociais, também com a Mecplant, que forneceu todo o substrato utilizado no plantio de morangueiros.

A SMTIC, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) também forneceu material para construção de estufa, bancadas, mudas de morango, caixa d’água e tubos gotejadores, além da terraplanagem, nas propriedades.

Os produtores foram definidos por critérios técnicos, após inscrição via internet. A contrapartida é que os produtores deverão devolver para programas de alimentação do município uma parte da produção, que não deve ser superior a 30%.

“Nós visamos buscar renda para os pequenos produtores de nossa cidade. E sem dúvidas, esse projeto que tem a supervisão da engenheira agrônoma da Prefeitura, Kelly Bonotto, tem sido um sucesso. As estufas já começaram a produzir uma fruta com qualidade e com certeza vai trazer uma boa renda aos que aderiram o programa”, afirmou o secretário da SMTIC, Welinton Franco.

Compartilhe:

Leia também

Klabin na Comunidade levou programa itinerante a cinco municípios do Paraná e ampliou diálogo com moradores locais Evento nas cidades esclareceu dúvidas sobre a atuação da Companhia e fortaleceu vínculos com munícipios
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia