Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Eleições e CimSamu serão os novos desafios da AMCG

Eleições e CimSamu serão os novos desafios da AMCG
Publicidade
IMPRENSA/Telêmaco Borba - “Para um ano de novos desafios”, que o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda reassumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

A posse ocorreu na última sexta-feira em cerimônia prestigiadíssima no Itaytyba Ecoturismo no município de Tibagi. Além de autoridades de todos os 19 municípios que compõe a entidade, estiveram presentes os deputados estaduais Marcio Pauliki e Plauto Miró Guimarães. O federal Aliel Machado também esteve representado.

“Este ano será de muitos debates e reflexões. Temos que nos atentar as propostas dos candidatos às eleições, principalmente ao Governo do Estado, pois deles podem depender o futuro de nossos municípios”, antecipa o presidente da AMCG, contando que os pré-candidatos, como Ratinho Junior e Cida Borghetti, já estão solicitando agenda para os próximos encontros da entidade. “Temos que escutar suas propostas”, completa.

Desafios das eleições e também para efetivar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Região dos Campos Gerais. O presidente da AMCG destacou que na sexta-feira mais um grande passo foi dado para que o último reduto do Paraná sem o serviço seja efetivado. “Estamos discutindo há anos a questão do Samu Regional, e agora finalmente estamos conseguindo tirar do papel”, exulta Sloboda.

Na última sexta-feira foi eleita a diretoria do Consórcio que irá gerir o Serviço de Urgência e Emergência na região, o CimSamu. Na presidência foi eleito o prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, como vice-presidente o prefeito de São João do Triunfo Abimael do Valle, como tesoureiro o prefeito de Palmeira Edir Havrechaki, e como secretário o prefeito de Telêmaco Borba Marcio Matos.

Para o recém-eleito presidente do CimSamu, Marcelo Rangel esta será “uma nova fase para a saúde dos Campos Gerais”. “Com o Consórcio de uma estrutura de Suporte avançado passaremos para sete estruturas, mais 25 unidades básicas, além da aeronave que será inaugurada dia 19”, aponta. “Não há dúvida que o passo será enorme”, dispara.

Além das questões eleitorais e da área da saúde, na presidência da AMCG Juca pretende reforçar as atividades realizadas dentro da Associação, como no setor dos Esportes e da Cultura, por exemplo. “Nossos projetos mostram como nossos municípios estão unidos.

A Copa de Futsal, por exemplo, que terá início ainda neste mês vai contar com 17 de nossos 19 municípios envolvidos”, exulta o presidente. Na cultura, Sloboda destacou o projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’ que está movimentando os municípios com o resgate da culinária típica.

“Os municípios que não contam com um prato característico estão fazendo uma pesquisa histórica, ou até mesmo fazendo pesquisas in loco, verificando o que é comum na alimentação de sua comunidade”, explica.

Distritos industriais regionais e Segurança Pública

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Juca Sloboda pretende ainda levantar outras bandeiras durante sua nova gestão a frente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Entre elas o debate da criação dos Distritos industriais regionais para todos os municípios que compõe a entidade, e a criação das Guardas Municipais por meio do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi.

Sobre os Distritos Industriais Regionais, Sloboda informou que no próximo dia 28 de março haverá a assinatura de criação de dois distritos na região, um que tem como polo o município de Jaguariaíva e outro o de Tibagi. Mas estes ainda não contemplam todos os municípios da região. Conforme o deputado estadual Marcio Pauliki, criador da proposta, a intenção é “acabar com a guerra fiscal entre os municípios”, e ainda permitir o desenvolvimento de todos.

Já a questão da segurança vem sendo amplamente debatida em todos os municípios brasileiros, e nos Campos Gerais também. “A segurança pública é um assunto eminente, por isso o colocamos em pauta na AMCG. A criação de Guardas Municipais foi uma das possibilidades que nos foi apontada”, destacou.

Durante encontro dos prefeitos, o diretor executivo do Consórcio Caminhos do Tibagi – formado por 13 municípios da região, Claudiomir Schneider e o Major Edivaine Arduin foram apresentar a proposta, já que a contratação da guarda armada via Consórcio ficaria facilitada devido ao regime de contratação. “A criação das Guardas visa tentar minimizar a questão da criminalidade e violência nos municípios, pois o Estado não dá mais conta”, explica o Major Arduin, que ajudou a criar a Guarda de Arapongas no Paraná, que é referência em todo o Brasil.

Foto - Prefeito de T.Borba, Dr. Marcio Matos (secretário do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi), prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (tesoureiro da AMCG), prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (presidente da AMCG) e o prefeito de Ventania, Ely Santiago

Compartilhe:

Leia também

Klabin registra família de jacutingas em vida livre nos Campos GeraisEquipe do Parque Ecológico Klabin (PEK) avistou indivíduo adulto com dois filhotes, indicando avanço da reprodução da espécie na região, onde a ave não era vista há décadas
Publicidade

Mais Lidas

Ligação da Anita Garibaldi receberá asfalto e está próxima de liberação

Secretaria Municipal de Cultura recebe chaves e acervo do Clube União e Progresso

CimSaúde leva capacitação à Piraí do Sul

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia