Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Educação e Ministério Público do Trabalho realizam ação contra o trabalho infantil

Atividades do Prêmio MPT na Escola, para a conscientização e prevenção contra o trabalho infantil, foram realizadas nas 88 escolas municipais

Educação e Ministério Público do Trabalho realizam ação contra o trabalho infantil
(Foto: Divulgações/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Em parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foram premiados nesta quarta (30) os estudantes autores dos melhores trabalhos sobre o combate ao trabalho infantil, no Prêmio MPT na Escola. As atividades movimentaram as 88 escolas municipais de Ponta Grossa.



Ao longo dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, as turmas estudaram a partir de materiais que visam orientar os estudantes sobre a relevância social do tema. Após, os estudantes criaram contos, poesias e desenhos em referência ao assinto. Os três melhores de cada categoria receberam troféus, certificados e medalhas.



A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, parabenizou os alunos participantes. "É um dia de festejar nossos alunos e nossas escolas pela sua evolução e seu aprendizado. Nossos alunos têm brilhado em todos os trabalhos e atividades propostos em nossas escolas, com o apoio dos professores e participação dos pais e da comunidade. Mais uma vez se demonstra que a família e a escola, junto com o poder público, possuem as condições de desenvolver nossos alunos e oferecer o ensino de qualidade que todos precisamos", acredita Simone.



A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a conscientização dos estudantes. "Foram 88 escolas que se engajaram neste trabalho, onde os alunos se desenvolveram ainda mais, sendo protagonistas de seu conhecimento, visando essa sociedade que queremos, onde a criança e o adolescente estejam na escola, crescendo em seus projetos e imaginando novas formas de transformar a sociedade", disse a prefeita.



A procuradora do Trabalho e vice-coordenadora regional da Coordinfância, Cibelle Costa de Farias, informou que entre os papéis do MPT está dedicar-se à afirmação dos direitos sociais da criança e do adolescente. "Quando não estamos fazendo isso, em relação às crianças, estamos atuando de maneira repressiva, porque as crianças ou os adolescentes não estão tendo seus direitos sociais protegidos e implementados. Nosso país infelizmente amarga tristes rankings mundiais de trabalho infantil", relata a procuradora. Atualmente, cerca de dois milhões de crianças e adolescentes são explorados em atividades proibidas e ilícitas. "Enquanto não houver o acesso pleno à escola para todos se desenvolverem, certamente precisamos ainda desenvolver muitas políticas públicas como esta. Porque não existe outro lugar em que eles se desenvolvam com mais plenitude e alegria do que na escola, onde podem brincar, estudar e viver. Trabalhar é somente quando crescer, é preciso reafirmar isso todos os dias", afirma.



Premiações

Participaram da atividade cultural alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Entre elas, a aluna Rafaela, premiada como melhor conto. Na sua história, uma garotinha e a professora ajudam um menino a voltar para a escola. "Eu escrevi sobre uma menina chamada Carol, que encontrou na rua um menino chamado Pedrinho, que estava na rua com frio, fome e chorando. Ele disse que tinha fugido de casa porque os pais obrigavam ele a trabalhar e a levar o dinheiro arrecadado para eles", relata. "Criança não trabalha, criança estuda e brinca", resume a aluna.

Compartilhe:

Leia também

Klabin na Comunidade levou programa itinerante a cinco municípios do Paraná e ampliou diálogo com moradores locais Evento nas cidades esclareceu dúvidas sobre a atuação da Companhia e fortaleceu vínculos com munícipios
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia