Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Diretora do CimSaúde é palestrante em Conferência Municipal

Diretora do CimSaúde é palestrante em Conferência Municipal
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Garantia dos Direitos e a Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) - a Vida e a Democracia. Com foco neste tema, a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pamella Costa, participou da Conferência Municipal de Saúde em Porto Amazonas na última semana. “Como integrante da Rede de Atenção à Saúde estou garantindo a representatividade do Consórcio nos municípios da região”, esclarece, destacando a Atenção Ambulatorial Especializada em seu discurso.

Conforme a diretora, as Conferências Municipais são primordiais para garantir a participação da sociedade na “construção” do SUS. “A sociedade tem o direito e o dever de participar da gestão do SUS”, avalia, destacando que este direito deve ser assegurado pelo poder público. “Este é o momento para debatermos as ações que queremos para o nosso amanhã. O que queremos para o SUS em Porto Amazonas e em nossa Região de Saúde”, esclarece.

Para falar sobre a importância da universalização do SUS, Pâmella demonstrou alguns dados históricos durante sua apresentação. “Em 1941 ocorreu a Primeira Conferência Nacional, mas somente em 1986 - na sua 8ª edição - foi aberta a participação social. Já em 1988 a Constituição trouxe a saúde como direito de todos”, cita.

Antes desta data, apenas aqueles que contavam com emprego formal poderiam usufruir do SUS. “Se ainda tivéssemos esta realidade, mais de 72 milhões de pessoas não poderiam acessar os serviços de saúde”, aponta.

A defesa do SUS, para a diretora, deve ser constante, já que “é o maior sistema público, universal e gratuito do mundo”. “O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal, público e gratuito de Saúde”, ressalta.

Compartilhe:

Leia também

Klabin na Comunidade levou programa itinerante a cinco municípios do Paraná e ampliou diálogo com moradores locais Evento nas cidades esclareceu dúvidas sobre a atuação da Companhia e fortaleceu vínculos com munícipios
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia