Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Ações de Aldeia Indígena de Queimadas recebem reforços de entidades

Ações de Aldeia Indígena de Queimadas recebem reforços de entidades
(Foto: Divulgação/PMTB)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e as Prefeituras Municipais de Ortigueira e Telêmaco Borba estão alinhando ações para atuar mais ativamente junto à Aldeia Indígena de Queimadas, localizada em Ortigueira.

Desde o último ano, os indígenas, kaingangs, vêm buscando fortalecer a cultura local, realizando o resgate e a valorização de suas tradições. “Iniciamos um trabalho com o Grupo de Danças Culturais, o Nên Pûr, incentivando suas apresentações. Depois disso surgiu a ideia de resgatar alguns rituais, como um batizado indígena”, conta a coordenadora do Museu de Telêmaco Borba, Adriana Andrade, lembrando que o evento foi realizado, com sucesso, no último mês de novembro.

Devido à importância da população indígena para o surgimento dos municípios e também para o Estado do Paraná, as entidades vêm ampliando o diálogo em prol das ações desenvolvidas. “A Setu se colocou como parceira neste processo. A intenção, neste momento, é incentivar e apoiar este resgate, e criar um ambiente propício para que, no futuro, a aldeia venha a desenvolver a atividade turística”, antecipa a chefe do Núcleo Regional de Turismo de Ponta Grossa, Luciane Rosas, destacando a importância dos povos originários e a crescente busca pelo turismo de base comunitária.

Quanto ao Museu de Telêmaco Borba, a intenção, por meio dessas iniciativas, é a realização de um inventário participativo sobre a cultura indígena de Queimadas. “Estamos construindo um trabalho”, aponta Adriana.

Na quinta-feira, Setu e Museu se reuniram com dirigentes da Cultura e Esporte dos municípios. Na pauta a realização dos Jogos Indígenas na Aldeia de Queimadas. “É uma tendência entre algumas Aldeias. Inclusive, resgatando modalidades, como arco e flecha e corrida de tora”, conta a diretora do Museu. Por enquanto, os indígenas estão estudando a possibilidade de realizar os Jogos durante este ano. “Buscamos a Secretaria de Cultura e Esporte de Ortigueira para apresentar esta ideia”, conta Andrade.

“A prefeitura irá apoiar a realização do evento na aldeia. Entendemos a importância do trabalho de resgate cultural dos indígenas, não somente para o município de Ortigueira”, garante o secretário de Cultura e Esporte, Marco Antônio Macedo. A pasta, inclusive, já levou integrantes de Queimadas para participar dos Jogos Indígenas do Paraná, em Maringá, realizados pela Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e Pessoa Idosa em setembro de 2023. “Conseguimos o transporte e alimentação para levá-los”, lembra.

A chefe de Divisão de Esporte, da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Recreação, Kessi Iarosz, também participou do encontro, e se colocou à disposição para a realização dos Jogos Indígenas. “Acredito que a união das cidades fará com que o esporte se fortaleça na região. O esporte é braço da cultura, do contrário também é verdadeiro, destaca, completando que o esporte precisa ser fortalecido e alcançado em todos os lugares que existam pessoas. “Poder desenvolver o esporte nas aldeias indígenas é contribuir para o desenvolvimento humano, cultura e respeito a eles”, finaliza.

Compartilhe:

Leia também

Klabin na Comunidade levou programa itinerante a cinco municípios do Paraná e ampliou diálogo com moradores locais Evento nas cidades esclareceu dúvidas sobre a atuação da Companhia e fortaleceu vínculos com munícipios
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia