Prefeitura lança a segunda etapa do Programa de Cultivo ao Morango

COM ASSESSORIAS – Um evento que aconteceu na tarde de quarta-feira (23), no prédio do Cidade Inova, marcou a segunda etapa do Programa de Cultivo ao Morango, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento (SMDAA).
Nesta etapa, serão entregues 19 mil mudas de morango a nove produtores, entre eles novos e outros já atendidos pela primeira fase do projeto que ocorreu em 2023. Um investimento que ultrapassa os R$ 52 mil. Uma iniciativa que gera emprego, renda e qualidade de vida nas pequenas propriedades.
Além da entrega das mudas, a engenheira agrônoma da Prefeitura Municipal, Kelly Bonotto, detalhou o projeto dos morangos e apresentar as ações que a Secretaria vem realizando para fomentar a agricultura familiar em Telêmaco Borba.
Em seguida, o pesquisador do Senai, Wagner Sheidt, apresentou uma importante novidade: o projeto de novos biofertilizantes para o cultivo de morango, tecnologia que trará ganhos de qualidade e produtividade para os nossos agricultores.
A prefeita, Rita Araújo, enalteceu a parceria com o Senai e destacou os bons resultados que a parceria tem surtido. “Aqui nós trabalhamos com pesquisa, com tecnologia. E agradecemos aos agricultores que tem confiado em nosso trabalho e tem colhido bons frutos. Nós vamos continuar trabalhando e desejamos uma ótima segunda fase do cultivo do morango”, destacou.
O vice-prefeito, Jefferson Abreu, disse que ficou impressionado com o trabalho e organização do projeto morangueiro. “Eu quero parabenizar a todos os envolvidos no projeto. São pessoas certas, competentes, que estão no lugar certo e tem dado resultados”, opinou.
O secretário da SMDAA, Welinton Franco, parabenizou sua equipe pelo desenvolvimento do projeto e destacou os ganhos de sua secretaria. O chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, destacou o apoio ao pequeno agricultor. “Nós vimos que o morango tem uma gama de trabalhos que podemos fazer e por isso resolvemos adotá-lo”, explicou.
O presidente da Câmara, que também cultiva morango, destacou as utilidades que fruta tem e que podem gerar renda ao pequeno produtor. “Nós temos uma grande demanda e pouco produtor. Hoje temos morango em várias coisas, que estão vendendo muito. Parabéns à gestão pela iniciativa”, elogiou.
O diretor do Senai, Carlos Jacovacz, destacou os trabalhos que a instituição tem realizado em Telêmaco Borba. “Nós temos orgulho de nossa cidade ser um parque tecnológico e da nossa parceria com Prefeitura durante anos. Agradeço essa aliança efetiva que temos”, finalizou.