Com apoio da Klabin, Central de Cooperativas assina contrato com a Sapore e amplia fornecimento de hortifrúti aos restaurantes da Companhia
COM ASSESSORIAS – Com apoio do Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte Paraná (CCN-PR) firmou contrato com a empresa Sapore, fornecedora dos serviços de alimentação para as unidades Klabin no Paraná. A parceria, iniciada em 2 de dezembro de 2024, valoriza os pequenos e médios agricultores e o fornecimento de alimentos de qualidade para os restaurantes industriais de Ortigueira, Monte Alegre e Florestal. Ao todo, cerca de 2.700 kg de hortifrúti por semana são fornecidos à Companhia, como repolho, banana, tomate, laranja, alface, cebolinha, acelga e hortelã.
O volume fornecido representa um crescimento de 170% em relação ao montante anterior, que era de mil quilos semanais. A Central de Cooperativas é formada pela Coaf, de São Jerônimo da Serra; Copasol, de Sapopema; Coopervati, de Telêmaco Borba; Coocat-Mel, de Telêmaco Borba; e Coopercandi, de Cândido de Abreu, reunindo mais de 900 famílias associadas e 40 cidades do Paraná.
“A ampliação no fornecimento de hortifrúti pela Central de Cooperativas fortalece a agricultura familiar e aproxima pequenos produtores paranaenses dos consumidores. O Programa Klabin Transforma – Matas Sociais atua para facilitar a conexão e estimular a produção local, gerando renda para as comunidades”, explica Marcos Alexandre Danieli, coordenador do programa pela área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
“Ampliar o fornecimento de hortifrutis para a Klabin é motivo de muita alegria para a Sapore, pois é o resultado de um grande projeto que visa diminuir, cada vez mais, o desperdício de alimentos”, comenta Maike Raiter, Diretor de Suprimentos e Logística da Sapore. “Ao aprimoramos as compras de produtos de hortifruti direto dos produtores rurais, garantimos produtos mais frescos e de qualidade aos nossos clientes, além de ajudar na redução de emissão de gases de efeito estufa”, complementa.
Além de atender a demanda dos restaurantes da companhia, o Programa Klabin Transforma – Matas Sociais também beneficia iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reforçando a segurança alimentar e a sustentabilidade. A Central de Cooperativas é uma evolução do trabalho realizado anteriormente por uma única cooperativa, a Coocat-Mel, de Telêmaco Borba. A partir da criação da CCN-PR, foi possível expandir a escala de produção e atender novas demandas, reafirmando o compromisso da Klabin com o desenvolvimento local e a valorização da agricultura familiar.
“Um produtor individual tem uma determinada força. Se você tem um conjunto, via cooperativa, a força se transforma e se multiplica. A parceria com o Klabin Transforma Matas Sociais incentiva a união de cooperativas e associações, a fim de atender um maior número de clientes com produtos da agricultura familiar”, destaca Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da CCN-PR.