Correio dos Campos

Campanha de combate ao assédio no Carnaval alerta sobre a importância da denúncia

16 de fevereiro de 2023 às 14:26
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e em parceria com a equipe de Promoção do Desenvolvimento Local e Relacionamento com Comunidades do Projeto Puma da Klabin, desenvolveu com os seus colaboradores uma campanha de combate ao assédio no carnaval.

A ação foi realizada em dois dias na quarta-feira (15) e quinta-feira (16) e alerta para o crime de importunação sexual, que tem aumento de casos nesta época do ano. A prática é crime e pode render pena de um a cinco anos de prisão.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, a campanha foi importante para orientar e informar a população. “Infelizmente, os casos aumentam nesta época do ano, e esta é mais uma iniciativa para orientar a população, no sentido de sensibilizar a todos sobre a importância das denúncias nesses casos”, ressaltou.

Durante as atividades com os colaboradores, os técnicos enfatizaram que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado, ou ser importunada de qualquer forma sem seu consentimento, além de frisar ainda que o crime de importunação sexual prevê pena de até cinco anos de prisão (Lei 13.718/18).

As denúncias podem ser realizadas diretamente na 18ª Delegacia de Polícia, no telefone 42 3910-1550 ou pelos canais de denúncia: Disque 197 (importunação), Disque 190 (emergência) ou Disque 180 (central de atendimento à mulher).