Correio dos Campos

Assistência Social e CIEE/PR realizam parceria para o Programa Jovem em Ação

30 de junho de 2022 às 09:40
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Na terça-feira (28) iniciou em Telêmaco Borba mais uma turma do Programa Jovem em Ação, por meio de uma parceria entre a Prefeitura pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR). O programa dispôs de 30 vagas exclusivas para encaminhamento de jovens de 14 a 18 anos atendidos/acompanhados pelos serviços socioassistenciais.

O CIEE/PR atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho, por meio de programas de estágio e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais. A instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social, desenvolvendo suas atividades no município desde 2018. Atualmente o CIEE/PR está instalado nas dependências da UNIFATEB – Centro Universitário de Telêmaco Borba.

O CIEE/PR está regularmente inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O Programa Jovem em Ação é ofertado de maneira gratuita e é destinado para jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, visando promover a sua autonomia para ingresso no mercado de trabalho. Possui como foco a redução da vulnerabilidade, a promoção da cidadania, a capacitação profissional, o desenvolvimento da empregabilidade e a geração de renda.

O Programa é desenvolvido em 04 encontros, tendo como principais temáticas: trabalho em grupo, autonomia, autoestima, Direitos Humanos, o mundo do trabalho e dicas para entrevista e empreendedorismo. Ao final, os jovens com 100% de frequência recebem certificado de participação, enquanto suas famílias participam do Programa Família em Ação, completando o ciclo de atividades de estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares.

A prospectora, Aline Ferreira Gomes, afirma que “para o CIEE/PR é motivo de alegria contar com a parceria da Assistência Social do município, pois caminhamos no mesmo propósito em capacitar e desenvolver os jovens de nosso município”.

Além de Aline, participaram também da abertura do programa a instrutora Bárbara Barros, a coordenadora do Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ), Gabrielle Inojosa Ferreira e a coordenadora do CRAS Monte Alegre e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Flávia Bueno da Luz.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, esta parceria com o CIEE é de fundamental importância para a SMAS, pois contribui para a promoção e integração dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que desejam ingressar no mundo do trabalho e se encontram em acompanhamento pelos CRAS e CREAS.