Correio dos Campos

Klabin e Governo do Estado do Paraná oficializam convênio para execução de obras de infraestrutura nos Campos Gerais

As obras proporcionarão melhorias na infraestrutura e logística da região
27 de junho de 2022 às 09:20
(Foto: Divulgação Klabin)

COM ASSESSORIAS – Com a medida, a Klabin iniciará as ações para começar as obras pela construção de terceiras faixas entre Imbaú e Telêmaco Borba. A obra faz parte do Programa Paraná Competitivo, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, e será a primeira a ser realizada pelo protocolo de intenções, cujo convênio foi assinado em dezembro do ano passado. O acordo prevê que, em contrapartida aos investimentos em infraestrutura e logística que serão realizados pela empresa, o Governo do Estado vai conceder crédito presumido de ICMS até o limite de R$ 450 milhões.

A lista de projetos contemplados foi publicada no Diário Oficial do Paraná do dia 10 de junho. Estão previstos projetos de restauração de rodovias, construção de pontes, rotatórias e viadutos em diversas cidades dos Campos Gerais. Entre as obras a serem realizadas estão a implantação de 12 quilômetros de terceira faixa da PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú; a restauração e terceira faixa da PR-340, entre Telêmaco Borba e Tibagi, com a construção de duas pontes; a pavimentação da margem direita da estrada que liga Harmonia à Unidade Puma da Klabin; a implantação de trechos de terceiras faixas da PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva, com a construção de uma ponte; a construção de um contorno de Ventania; e a urbanização de Telêmaco Borba (trincheira Vila Osório) entre outras.

“As obras foram definidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado, que também atribuiu uma ordem preferencial de execução. O objetivo é beneficiar a logística, a segurança no tráfego e o desenvolvimento de comunidades vizinhas às operações da Klabin, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento regional”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

Esse convênio reforça a parceria de longa data que a Klabin possui com o Estado do Paraná. A inovação alinhada ao desenvolvimento regional como um compromisso sustentável possibilitou o alcance de muitos marcos históricos, como a construção do Projeto Puma II, atualmente o maior investimento privado no Estado. Nos últimos 10 anos, os investimentos da Companhia no Paraná superaram a marca de R$ 20 bilhões.

“Estamos acompanhando de perto a elaboração dos projetos de engenharia das novas obras, garantindo que sigam os padrões vigentes para intervenções em rodovias. São obras que vão desafogar o tráfego de veículos em trechos utilizados pela Klabin e pelos habitantes de diversas regiões dos Campos Gerais, e que também vão proporcionar muito mais segurança e agilidade aos usuários”, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.”