Correio dos Campos

Prefeitura inaugura praça em homenagem a Antônio Andrade

6 de dezembro de 2021 às 10:55
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Em clima de muita emoção, homenagens e pedido de paz, foi inaugurada na noite de quinta-feira (02) a Praça Antônio Andrade, que fica rua Bahia, próximo a Escola Municipal Deputado Fabiano Braga Cortes, nas Cem Casas.

O local conta com calçamento em paver, paisagismo, bancos, academia ao ar livre, playground com piso emborrachado, entre outras benfeitorias. O investimento de aproximadamente R$ 186 mil.

A filha do homenageado, Elizabeth de Andrade Martins, estava bastante alegre e emocionada com a homenagem. “Eu o nome do pai com muito orgulho, que nos ensinou a ser íntegros e honestos como ele foi. Deixou um legado, de ser um homem trabalhador, que até o seu último dia, quando teve sua vida tirada de forma bruta, esteve trabalhando. Deixou grandes exemplos”, discursou, contando histórias do seu pai.

O neto do homenageado, Hiury Martins, lembrou com afeto da praça “Essa praça é o meu parque de diversões. Desde o tempo que era um campão. A gente jogava bola. Eu vi as árvores crescerem. Ao lado da esposa cobrava melhorias para a praça. Ajudávamos na limpeza, coletar o lixo. Quando meu avô foi assassinado eu me cobrava, não entendia, mas hoje eu vejo que é digno de homenagens. Ele se foi porque sempre levou sempre a sério o seu trabalho e deixou um belo legado”, comentou.

Josuel Martins, genro do Antônio destacou a sua honestidade. “Um homem íntegro, que faleceu de uma maneira trágica. Homem apaixonado e comprometido com o trabalho. Se alegrava quando seu serviço era realizado”, elogiou, acrescentando que cada vez que ver a praça vai lembrar das coisas boas que deixou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, falou que essa inauguração é mais uma prestação de contas do seu mandato que está atendendo às demandas da cidade. “Nós atendemos o bairro. Foram 18 ações nas Cem Casas, vamos fazer mais e pedir pra o povo cuidar. Que sejam sempre cuidadas para o bem da população”, destacou.

Dr. Márcio também elogiou Antônio, comentando sobre o seu legado. “Eu vi as manifestações de pessoas ligadas ao seu Antônio e são de eterna admiração. Sem dúvidas seu Antonio foi merecedor disso”, homenageou.

A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, destacou as emocionantes inaugurações, que homenagearam os moradores das Cem Casas. “Foram cinco famílias que as histórias foram contadas. Orgulho da família, admiração que a família teve por toda sua vida. Mais uma família sendo homenageada por mérito, por justiça. O trabalho que seu Antônio fez pelo município, é um exemplo. A alegria da dona Ivonete, esposa de dele, fique em nosso coração”, afirmou.

A vereadora Elis Saldivar lembrou de quando morava nas Cem Casas. “Nasci e fui criada nas Cem Casas, antes nessa praça tinha barro e pó e hoje vejo esse lugar tão lindo. Seu Antônio foi muito responsável, íntegro e responsável. Dona Ivonete merece a homenagem também, porque ela cuidava da praça como se fosse dela. Sempre cobrava melhorias. Sempre cobrou por um bem maior. O céu está em festa, porque lá de cima estão olhando que está acontecendo aqui”, falou emocionada.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Geovane Ferraz destacou que essa é a quinta praça no bairro inaugurada nesta semana. “O bairro estava abandonado. Abracei a causa e fomos atrás de melhorias. Tivemos 38 ruas pavimentadas, além das praças, quadras e outras obras. Dr. Márcio cumpriu o que prometeu”, comentou, afirmando que é uma grande honra poder homenagear pessoas tão importantes para nosso bairro.

O vereador, Professor Klécius, foi vizinho de muro do homenageado por muitos anos. “Cresci com o seu Antônio. E via no seu carro um adesivo do MFC que dizia: “nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. Quando fui morar fora pensei muito na família. Lembro do campinho aqui. Agradecer demais por ter morado aqui. E fiquei revoltado com a morte do seu Antônio”, comentou lembrando o momento trágico da morte. Ele também homenageou a esposa de Antônio. “Honra também para esposa, que era uma grande amiga. Esse lugar tem muito da dona Ivonete”.

Klécius chamou o seu pai, José Neudes da Silva para usar a palavra. “Já foi falada toda verdade sobre ele. São os melhores vizinhos que poderíamos ter. Pessoas honestas, trabalhadores e dedicadas. Pessoas das quais gostamos muito. Que Deus dê a eles o melhor lugar no céu, porque na Terra deixaram boas lembranças” relembrou emocionado.

O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, parabenizou a toda família pela homenagem e chamou os vereadores presentes para ir à frente.” É um momento importante para nós. A inauguração de uma praça com um nome de um morador do bairro. Sou muito orgulhoso por estar aqui”, afirmou, acrescentando que se a praça foi revitalizada, os vereadores colaboraram. “Somos parceiros. As coisas se constroem juntos. Os vereadores ajudaram a cidade a se desenvolver”.

O vereador Antônio Marco de Almeida fez a indicação para que a praça levasse o nome de Antônio. Ele recordou da convivência com o homenageado. “Trabalhei com o seu Antônio, e o que aconteceu com ele foi algo muito triste”, afirmou. Ele também lembrou que a Dona Ivonete cobrava melhorias na praça e destacou: Uma graça muito grande as famílias reunidas. Essas praças unem famílias. Fazem bem para nossa cidade. Essa foi uma homenagem merecida, que dona Ivonete também se sinta homenageada”, finalizou.

Ao final do evento, os familiares, amigos e autoridades soltaram balões brancos, como uma celebração ao seu Antônio e também um pedido de paz.

ANTONIO

Nascido em 26 de junho de 1942, era casado com Ivonete Araújo de Andrade (in memória) e teve quatro filhos: Elizabeth, Edvaldo, Eliziane e Eduardo (in memória). Ainda teve sete netos e mais cinco bisnetos.

Antônio foi funcionário público, atuando como topógrafo. Jogou por muitos anos do time dos veteranos do bairro, participou ativamente do Movimento Familiar Cristão e também foi Ministro de Eucaristia.

Antônio sempre esteve envolvido na manutenção desta praça, dede o tempo que ainda era apenas um campo, ajudou na plantação das árvores e outra benfeitorias.

Ao lado de sua esposa, organizou um grupo de mulheres que, por cerca de 20 anos, cuidaram para a praça estar sempre limpa. Após o corte de grama, todas se reuniam pra varrer e juntar lixo. Ele também estava sempre cuidando para virem retirar os ganhos, ver se as lâmpadas com a manutenção em dia.

Infelizmente, Antônio nos deixou de forma trágica, no dia 16 de agosto de 2015.