Correio dos Campos

Municípios da 21ª Regional de Saúde aderem ao PlanificaSUS Paraná

6 de dezembro de 2021 às 15:10
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Em solenidade realizada sexta-feira (03), no Auditório Carmem Iolanda Dalécio da Secretaria Municipal de Educação, em Telêmaco Borba, os sete municípios pertencentes a 21º Regional de Saúde (21ªRS), Telêmaco Borba, Curiúva, Ventania, Tibagi, Imbaú, Ortigueira e Reserva, assinaram o Termo de Adesão ao programa PanificaSUS Paraná.

O Workshop de abertura contou com a participação da Dra. Maria Goretti David Lopes, diretora da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), representando o secretário de Saúde, Beto Preto, o diretor da 21º Regional de Saúde, Cleverton Soares, o prefeito Dr. Márcio Matos, presidente do Cimsaúde, o secretário Anderson Catto presidente do CRESEMS (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), o presidente da Câmara Municipal de Telêmaco, Miltinho Machado, e demais gestores de saúde.

Dra. Maria Goretti, ressaltou a importância dos municípios aderirem o programa. “Nosso desejo era que em janeiro de 2020 pudéssemos estar aqui lançando o PlanificaSUS, mas a pandemia não ofereceu as condições necessárias, contudo o momento é agora, com todo esse aprendizado que estamos tendo de reorganizar nossos processos de trabalho. Vamos fazer o melhor a atenção primária à saúde no estado”.

Para o prefeito Dr. Marcio o plano será importante para que os atendimentos essenciais à população de Telêmaco e da região sejam atendidos nas suas necessidades básicas. “Telêmaco é uma cidade polo, que integra essa região, nos aproximamos de 100 mil habitantes e verificamos a necessidade de expansão na saúde para dar suporte aos nossos munícipes”, frisou.

O chefe da 21ª RS, Cleverton, agradeceu aos gestores dos setes municípios pela adesão de em 100% do PlanificaSUS e que todos poderão contar com o apoio da equipe da Regional de Saúde e do aporte do Governo do Estado do Paraná, na gestão do Governador Ratinho Junior e do secretário de Saúde, Beto Preto.

O presidente da Câmara de Vereadores de Telêmaco, Miltinho Machado, disse que a união entre município e estado são fundamentais para que a Saúde atenda os anseios da comunidade.

Dr. André Coraiola, presidente do Conselho Municipal de Saúde, salientou que a pandemia, que dura a mais de 600 dias, mexeu com toda a atenção da saúde, e que com os esforços do Estado e dos municípios, em especial das instituições que atenderam os casos da COVID de maneira exemplar. Que as atenções se voltam aos atendimentos primários da saúde que são indispensáveis.

O evento contou com uma apresentação cultural do Muve Saúde e Movimento, com a dança de Rodrigo Rocha e Lais Moura, coreografia Libertango.

SOBRE O PLANIFICASUS PARANÁ

Os municípios da 21ª RS assumiram o compromisso de implantar o “PlanificaSUS Paraná” (A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde) ”, por meio da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, executado pela Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, visando fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no SUS.

O projeto teve início no Paraná no ano de 2019 na 04ª Região de Saúde/Irati e a região obteve o melhor resultado dentre todas as regiões no Brasil. A partir daí, com o atual momento pandêmico, e, a necessidade de reorganizar nossos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná lançou o “PlanificaSUS Paraná”, e inicia neste momento a expansão para as 22 regiões de saúde. Todo este trabalho vem sendo discutido no Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, com integrantes da ACISPAR (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná).

ASSINARAM O TERMO DE ADESÃO AO PLANIFICASUS PARANÁ

Município de Telêmaco Borba – Prefeito Dr. Marcio Matos e o secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. André Coraiola e o presidente da Câmara, Miltinho Machado

Município de Imbaú – o secretário municipal de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco

Município de Ortigueira – o secretário municipal de Saúde, Claudio de Souza

Município de Reserva – a secretária municipal de Saúde, Josenilda Aparecida da Silva Martins

Município de Tibagi – a secretária municipal de Saúde, Natasha Karine Dutko

Município de Ventania – o secretário municipal de Saúde, Marcelo Banhert Camargo

Município de Curiúva – tutora, Cintia Carneiro de Oliveira

Presenças

O Workshop do PlanificaSUS Paraná contou com as presenças dos presidentes dos conselhos municipais de Saúde, Luciane Fernandes de Oliveira (Reserva), Luiz Carlos Roberto (Imbaú), Luciane da Luz Bracisiewrcz (Ventania). Os vereadores de Telêmaco, Marquinho Almeida, Sassá Camargo e Sid Siqueira e o chefe de Gabinete, Paulo Rogério Gomes (Tatu).