Correio dos Campos

Eziel e Marino são homenageados em inaugurações de praças nas Cem Casas

2 de dezembro de 2021 às 15:28
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Inaugurações em dose dupla marcaram a noite de quarta-feira (01), em Telêmaco Borba. A Prefeitura entregou à comunidade as praças Eziel Matias de Oliveira e Marino Cardoso Lopes, no bairro Cem Casas.

As praças receberam calçamento em paver, paisagismo, bancos, academia ao ar livre, iluminação, entre outras benfeitorias, num investimento de aproximadamente R$ 140 mil.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, se mostrou contente com mais duas obras entregues, e que vem transformando para melhor cara da nossa cidade. Ele também listou as várias obras que foram feitas nas Cem Casas, desde 2017, quando assumiu. “Nós procuramos muito bem atender esse bairro, desde que assumimos. A começar pelo asfalto, a praça Lauro Neves, até a entrega dessas duas praças e ainda temos outras obras a serem entregue no bairro. Eu sinto um orgulho imenso de ver nossa cidade se transformando, se tornando grande”, afirmou. Dr. Márcio também lembrou dos homenageados e considerou muito justa a homenagem.

O filho de Eziel, Ademar Justino de Oliveira, considerou a homenagem um marco histórico para a família. “É motivo de gratidão a Deus e a todos que fizeram essa homenagem. Estamos muito alegres, meu pai deixou um grande legado. Era uma pessoa dedicada, que nos ensinou a ser estudiosos, trabalhadores. Somos de uma família simples, mas muito digna. Viemos para cá em 1968, só tinha duas famílias, fomos conhecendo, fazendo amizade. Aqui fizemos nossa vida. Somos gratos pelo meu pai, minha família”, agradeceu.

O filho do homenageado Marino, Rosvaldo Cardoso Lopes, nominou a família de seu pai e se disse muito emocionado. Ele contou a contou a trajetória do seu pai, que veio para Monte Alegre, junto dos seus avós, buscar uma vida melhor. “Meu avô faleceu, minha mãe foi para São Paulo e ele ficou só, trabalhando em Telêmaco. Trabalhou na Klabin, como mecânico por 30 anos. Constituiu família, filhos, netos e bisnetos. Contribuiu na campanha do Quilo, da Irmã Rosa, para ajudar na ação social”, contou o filho do homenageado.

A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, se disse honrada por poder entregar as duas obras para a comunidade e parabenizou a todos que ajudaram a revitalizar as praças. Ela também parabenizou as famílias pela homenagem. “Sem dúvidas a gente fica feliz e as famílias com o coração aquecido por essa bela homenagem”, afirmou.

O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, convidou todos os vereadores presentes para ficar ao seu lado. Ele enalteceu as conquistas que Telêmaco Borba vem conseguindo e disse que isso só é possível com a ajuda do Poder Legislativo. “Sem dúvidas a Câmara está ajudando no sucesso da administração do Dr. Márcio”, comentou.

O vereador, Professor Klécius, reafirmou o seu compromisso com o bairro onde mora e destacou as raízes criadas ali. “Nós temos muitas raízes neste bairro. Quem mora aqui, não quer mudar para outro bairro. E hoje eu parabenizo duas famílias que tem raízes aqui por essa linda homenagem”, afirmou, parabenizando o prefeito pelas obras no bairro.

O presidente da Associação de Moradores das Cem Casas, Geovane Ferraz, agradeceu ao prefeito, Dr. Márcio, por homenagear as pessoas do bairro. “Nós já tivemos homenagens aqui de pessoas que sequer pisaram no bairro. Eu agradeço muito por reconhecer a importância desses moradores e colocar os nomes de quem morou próximo às praças inauguradas”, agradeceu.

O ex-presidente da Associação de Moradores do bairro, Aníbal Ferraz, lembrou com carinho dos dois homenageados, com quem teve uma longa convivência. Ele também aproveitou para relembrar as obras feitas no bairro e agradecer ao prefeito, Dr. Márcio, por elas.

EZIEL

Nascido em 29 de junho de 1930 foi o terceiro morador do bairro, em 1967. Casado com Maria da Conceição Meneguetti de Oliveira, teve dez filhos, netos e bisnetos.

Ele era um homem muito dedicado, sempre disposto a ajudar a todos que podia, independentemente da situação financeira. Sua humildade fazia dele uma pessoa especial e querida por todos.

Como pioneiro, ajudou as famílias que estavam se instalando no bairro e se tornou muito popular. Eziel era esportista, cristão e principalmente um grande amigo de todos do bairro e da cidade. Infelizmente ele nos deixou no dia 20 de outubro de 1998.

MARINO

Nasceu em 17 de junho de 1938, em Apiaí/ SP. Veio para Monte Alegre, em 1951, onde trabalhou na empresa Klabin por 30 anos como mecânico de manutenção.

Marino era casado com Zeni de Oliveira Lopes, teve dois filhos Rose Marina Lopes e Rosvaldo Cardoso Lopes, além de quatro netos.

Morador no bairro Nossa Senhora de Fátima, desde 1968, onde foi o início das casas populares e até hoje mora sua esposa, na rua Saturno.

Marino foi treinador e árbitro de futebol no fabril, jogou boxa representando a cidade nos jogos aberto por vários anos, trabalhou 14 anos na Ação Social realizada no bairro com a irmã Rosa, fez parte da Aposte e trabalhou na construção da chácara de recuperação de São Geraldo. Infelizmente nos deixou no dia 29 de maio de 2012.